extra-curriculares

extra-curriculares

A minha agenda: ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES? Check!

A minha agenda: ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES? Check!

Ter uma atividade após um dia de escola é proporcionar à criança a possibilidade de poder descontrair, divertir-se, fazer algo do seu interesse, ter contato e conhecer “exercícios” diferentes, estimular outras competências (que não são desenvolvidas em período escolar), bem como alargar a sua rede social.

Muitas vezes, a grande questão é que atividade escolher? Nunca se esqueça, a criança deve ser sempre envolvida nesta escolha (excepto no caso de actividades recomendadas por questões de saúde e/ou prescrição médica, que deverão ser frequentadas, mesmo que as crianças não gostam tanto)! É natural que os mais pequenos escolham (ou tenham preferência por) atividades que os seus amigos frequentam e por isso lhes sejam já familiares; mas cabe aos pais, estimular os seus filhos a experimentar atividades diferentes… para que estes consigam formular a sua opinião pessoal acerca das mesmas.

Atividades com amigos é um bom ponto de partida, mas quando se torna a única fonte de motivação para as frequentar então deve conversar com o seu filho e tentar perceber o que o leva a escolher e/ou resistir a uma ocupação? Muitas vezes é apenas uma “desculpa” e os pais devem tentar perceber a verdadeira origem da resistência. A criança já tem muitas atividades e está apenas a evitar mais uma? A criança não gosta mesmo daquela atividade? A criança não gosta de nenhuma atividade? A criança tem dificuldades em experimentar/ participar em situações novas? A criança quer mais tempo para fazer outra coisa? É uma questão de insegurança e real necessidade da criança se sentir incapaz de experimentar uma situação nova, sem a presença de alguém que lhe dê suporte? E poderíamos continuar a fazer questões, porque existem muitas razões na base de um “sim” ou um “não”. Nada como conversar com o seu filho (numa atitude de abertura e aceitação), para que ele se sinta seguro para partilhar aquilo que o incomoda e que está na origem das suas escolhas. O entendimento de uma recusa é muito mais importante do que a recusa em si!

Não existe um número ideal de actividades que o seu filho pode acumular no horário semanal, nem um número ideal por faixa etária. Este número está muito mais dependente das características de personalidade, da capacidade de gestão pessoal de tempo, do interesse e valor das actividades para as crianças e do seu envolvimento com estas… do que a idade que têm. Algumas crianças podem integrar muitíssimo bem várias atividades diferentes e outras (com a mesma idade) atrapalhar-se com duas. Nunca se esqueça que a gestão de atividades após um (longo) horário escolar varia de criança para criança e é muito importante que, enquanto pai e mãe, saiba perceber, acompanhar e respeitar o ritmo e capacidade do seu filho na hora de o inscrever em várias actividades, caso contrário, torna-se muito mais penoso do que vantajoso.

Já diz o ditado “quem tudo quer, tudo perde”! O excesso de atividades pode promover crianças exaustas, sonolentas, pouco tolerantes, irritáveis, desconcentradas em sala de aula, desmotivadas… lembre-se que o objetivo é fomentar o contacto com exercícios diferentes (de forma a aproveitar todos os seus benefícios) e não um contato exaustivo, capaz de provocar uma resistência generalizada a todo o tipo de actividades.

O ideal seria que as crianças pudessem brincar a seguir à escola e depois de recuperadas energia e baterias, as pudessem canalizar para “um tempo” diferente e estimulante! Decidam em conjunto (e em conformidade com as dinâmicas familiares) os horários das atividades dos pequenos. Uma regra valiosa e que nunca deverá ser esquecida é que um dia deve contemplar:
1) tempo para estudar na escola;
2) tempo para brincar depois da escola (preferencialmente com os amigos);
3) tempo para realizar actividades diferentes (sejam desportivas, artísticas, musicais…)
4) tempo para estar com a família.

Respeitando a existência destes 4 tempos, o mais equilibradamente possível… temos uma criança feliz!

Boas atividades extra-curriculares!

 

imagem@Vk.com

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.