Gesto Certo

Aprender suporte básico de vida é o Gesto Certo

Saber agir numa situação de emergência não é uma competência exclusiva dos profissionais de saúde, uma vez que na sua maioria estas acontecem em contexto extra-hospitalar. Para além da obrigatória ativação do Sistema de Emergência Médica (112), existem alguns GESTOS que todos os cidadãos deviam saber ter de imediato e que podem fazer toda a diferença na recuperação de quem está a precisar de socorro.

Por isso, este é um tema que diz respeito a todos nós, enquanto cidadãos.

Assim, numa situação de paragem cardiorrespiratória, a ação correta e imediata do leigo, poderá aumentar significativamente as possibilidades de reversão desta paragem.

Então qual deverá ser a ação do cidadão quando confrontado com uma pessoa em estado inanimado?

Primeiramente deve salvaguardar que pode aproximar-se da vítima sem perigo.

Seguidamente deve tocar nos ombros da vítima e perguntar em voz alta “-Sente-se bem? Está a ouvir-me?”. Logo que confirme o estado de inconsciência, caso tenha alguém por perto, peça para ficar junto de si, pois poderá precisar de ajuda. Caso contrário deve GRITAR por ajuda, mantendo-se sempre junto da vítima.

Depois verifica se a vítima está a respirar. Como? Realizando o VOS, durante 10 segundos.

A respiração é algo que se
Vê, pelos movimentos torácicos, que se
Ouve e que se
Sente, pelos sons respiratórios que saem do nariz e pelo ar expirado.

Inclinamo-nos sobre a vítima colocando a face junto da cara (nariz e boca) da vítima, olhando para a zona do tórax, durante 10 segundos.

Caso se verifique que a vítima NÃO RESPIRA deve ser ativado de imediato o Sistema de Emergência Médica, ligando o 112. Se o socorrista estiver acompanhado, deve solicitar a essa pessoa que estabeleça a ligação, e deve iniciar de imediato o SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV).  Caso esteja sozinha tem que ser esta a fazê-lo, mesmo que para isso tenha que abandonar a vítima.gesto certo demo 2

A chamada ao 112, deve ser realizada da forma indicada no artigo Gesto Certo anterior.

E o que são as manobras de SBV?

Consiste em fazer 30 compressões (entre 100 a 120, por minuto) na zona do esterno, utilizando as mãos, uma sobre a outra, de forma entrelaçada, e em seguida fazer 2 ventilações. Em seguida mais 30 compressões e depois 2 ventilações e assim sucessivamente até a chegada da ajuda diferenciada (por exemplo, da ambulância).

Suporte Básico de Vida é um procedimento simples e quando realizado de imediato pode duplicar as hipóteses de reverter a situação de paragem cardiorrespiratória, por isso…

VAMOS TODOS APRENDER A TER O GESTO CERTO.

imagens livros

 

1 thought on “Aprender suporte básico de vida é o Gesto Certo
  1. Sónia Patrícia Peixoto Oliveira diz:

    Gostaria de adquiri o livro, onde posso encontrar!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.