10 dicas do que deve reduzir imediatamente para simplificar a sua vida e viver uma vida mais equilibrada, alegre e completa.

10 dicas práticas para simplificar a sua vida e focar-se no essencial

A simplicidade traz equilíbrio, liberdade e alegria.

Quando começamos a viver de uma forma simples e a usufruir dos benefícios desta experiência, surge-nos a questão:

Como posso reduzir mais as distracções do dia-a-dia, e focar-me no essencial?”

Baseado nesta jornada pessoal, em várias conversas e em constatações que fizemos aqui fica uma lista daquilo que pode e deve reduzir imediatamente para simplificar a sua vida e viver uma vida mais equilibrada, alegre  e completa.

  1. Bens Materiais

    Bens materiais em excesso, complicam-nos a vida de uma forma que, normalmente, desvalorizamos.
    Sugam-nos a conta bancária, a energia e sobretudo a nossa concentração. Afastam-nos dos que mais amamos e confundem os nossos valores morais. Invista tempo e descarte os bens não essenciais da sua vida. Verá que não se irá arrepender.

  2. Compromissos de Tempo

    A maior parte de nós tem o seu tempo preenchido com compromissos: ou de trabalho, ou familiares, ou são as festas e convívios infantis, eventos comunitários, religiosos, hobbies, etc. A lista continua. Sempre que possível liberte-se de alguns compromissos. Nem todos são primordiais ao seu equilíbrio.

     

  3. Objetivos

    Reduza o número de objetivos que está determinado a alcançar, foque-se num ou dois principais objectivos e terá uma maior probabilidade de concretizá-los com sucesso. Quando concluir um, acrescente mais outro à lista, tendo sempre dois objetivos para concluir. Não os torne intermináveis.

     

  4. Pensamentos negativos

    A maioria das emoções negativas são completamente inúteis. Ressentimento, amargura, ódio ou ciúmes nunca melhoraram a qualidade de vida de um único ser humano. Assuma controlo da sua mente. Veja o copo meio cheio. Perdoe as mágoas do passado e substitua pensamentos negativos por positivos.

  5. Dívidas

    Acabe com as dívidas. Sacrifique os luxos para se libertar das dívidas. Reduza o numero de cartões e linhas de crédito. Comece já hoje: faça o que tem de fazer para sair da frente desse comboio!

     

  6. Palavras

    Poupe nas palavras. Mantenha um discurso claro e honesto. Evite o “diz que disse” e falar sobre a vida alheia. Acredite que não lhe acrescenta nada.

  7. Ingredientes artificiais

    Evite gorduras saturadas, transgénicos, pão branco em excesso, açucares e sódio.
    Ao minimizar estes ingredientes aumentará o seu nível de energia a curto prazo e a sua saúde a longo prazo. E sempre que possível, reduza todas as substancias químicas que podem ser substituídas por produtos naturais: o seu corpo vai ganhar imunidade para se curar a si próprio em vez de criar dependência a substancias artificiais.

  8. Tempo em frente a monitores

    A  TV, tablets, computadores, smartphones e videojogos afetam-no mais do que pensa. Os gadgets começam a dominar a sua vida, roubando-lhe tempo. E isso tem consequências profundas no seu comportamento e na sua postura. Infelizmente quando passamos muito tempo de volta dos gadgets não nos apercebemos do impacto que tem nas nossas vidas. A única forma de apreciarmos em pleno o nosso tempo é desligar. Experimente. Desligue-se.

  9. Ligações virtuais

    Relações pessoais é muito positivo, mas estar constantemente conectado a vários grupos, eventos e acções em direto é altamente distractivo quer a nível profissional quer pessoal.
    Desligue as redes sociais. Foque-se no importante e não no que aparenta ser urgente.  Ter constantemente um bando de gente a responder-nos nas redes sociais pode dar-nos uma falsa sensação de status e de importância, mas sentir-se importante e realizar feitos importantes são coisas totalmente distintas.

  10. Multitasking

    Estudos indicam que o Multitasking aumenta o stress, diminui a capacidade de concentração e consequentemente diminui a capacidade de produção/conclusão de tarefas. Actualmente realizar uma tarefa de cada vez, parece estar em desuso. Aprenda a fazê-lo. Uma tarefa de cada vez. Seja perfecionista.  E quando acabar, comece uma nova tarefa.

    Não tenha várias tarefas pendentes. Acabe-as!

 

Por becomingminimalist, traduzido e adaptado por Up To Kids®

LER TAMBÉM

Destralhar, a palavra do momento

Arriscar Viver

Adiar

Nota: Todos os textos traduzidos, adaptados e publicados pela Up To Kids®, obtiveram autorização prévia do autor e/ou foram comprados os direitos dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.