Colégio espanhol ensina as crianças a cozinhar, limpar e passar roupa.

Colégio espanhol ensina as crianças a cozinhar, limpar e passar roupa.

“Não há deveres do lar apenas para elas, eles também têm que participar ativamente.”

Na cidade de Vigo, província espanhola de Pontevedra, uma escola está a revolucionar a forma de ensinar crianças e adolescentes, tornando-se notícia pelo mundo fora. No Colégio Montecastelo, todos os jovens do sexo masculino são ensinados que as tarefas de casa não são exclusivamente associadas ao sexo feminino.

Aprendem tarefas domésticas básicas, como cozinhar, engomar e limpar a casa. A disciplina, batizada com o termo britânico Home Skills (Habilidades Domésticas) foi instituída no início do ano letivo. Tem-se revelado um sucesso de participação, entrega e, sobretudo, na mensagem que pretende transmitir.

  • Não há deveres do lar apenas para elas, eles também têm que participar ativamente.

O colégio que ensina as crianças a cozinhar, limpar e passar a ferro

“Trata-se de um autêntico desafio para os alunos. De repente, deparam-se com um ferro de engomar e as suas diferentes configurações segundo o tipo de roupa, entre fogões com um avental preso à cintura ou colocando roupas de molho para depois as lavarem à mão”, descreveu o galego Colégio Montecastelo na sua página oficial no Facebook.

A iniciativa foi considerada inédita e genial. Promove de forma efetiva desde a primeira idade, a igualdade. Em simultâneo, ajuda a preparar gerações futuras, através da formação, para uma vida mais equilibrada em família.

O projeto

Gabriel Bravo, professor da Academia, foi o mentor por trás do projeto. Acredita que as aulas renderão bons frutos futuros:

Pareceu-nos muito útil que os nossos alunos aprendessem estas tarefas para que, um dia mais tarde quando formarem família, saibam que a casa é dos dois e que não é obrigação apenas da mulher limpar, lavar louça e passar roupa”, explicou o mentor.

De início, a ideia foi recebida com algumas reticências por parte dos jovens destinatários das aulas. Mas rapidamente foi absorvida com satisfação e aceitação entre todos. “Têm uma atitude positiva nas aulas, acham que são simultaneamente divertidas e instrutivas”, revelou Gabriel Bravo, citado pelo jornal argentino Clarín.

O sucesso tem sido tal que o revolucionário projeto do Colegio Montebelo é notícia em todo o mundo. Desde o México, Costa Rica, Colômbia e Chile, motivando diversas interações de elogio encorajamento nas plataformas onde foi veiculado.

Depois de lavar, engomar e cozinhar, já há planos para as próximas lições dos alunos: coser botões.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.