Para muitos, apresentar e vender ideias, Ć© sinĆ³nimo de comunicar. Para nĆ³s a comunicaĆ§Ć£o Ć© muito mais do que isso e por essa razĆ£o a dividimos em duas competĆŖncias: Saber Ouvir e Saber Apresentar. JĆ” partilhĆ”mos o Saber Ouvir e a importĆ¢ncia que essa competĆŖncia tem para nĆ³s. Queremos, entĆ£o, partilhar a nossa visĆ£o sobre o Saber Apresentar e a forma como esta competĆŖncia afecta a nossa postura perante a vida.
Mas atenĆ§Ć£o! NĆ£o Ć© nossa intenĆ§Ć£o mudar a personalidade de ninguĆ©m, queremos sim que independentemente da maneira de ser de cada um, todos possam desenvolver a capacidade de expor uma ideia. Isto sĆ³ Ć© possĆvel se ultrapassarmos os receios que temos em relaĆ§Ć£o Ć nossa comunicaĆ§Ć£o e apresentaĆ§Ć£o. Ć importante preservar a espontaneidade, a naturalidade e as idiossincrasias de cada indivĆduo, porque Ć© justamente nelas que reside a mais-valia do que este tem para comunicar. Estas, porĆ©m, devem ser reforƧadas com noƧƵes muito claras sobre as melhores estratĆ©gias de comunicaĆ§Ć£o. Neste sentido, apresentar uma ideia, fazer o interlocutor entender e partilhar o nosso entusiasmo relativamente Ć nossa ideia, Ć© uma competĆŖncia crucial, acessĆvel a todos, com mais ou menos trabalho, uma maior ou menor necessidade de superar receios ou timidez. NĆ£o conseguimos trabalhar ou viver sozinhos! Se queremos implementar uma ideia temos de partilhĆ”-la, sozinhos nĆ£o conseguimos fazer todo o trabalho.Ā Ć por isso que esta competĆŖncia de comunicar e de saber apresentar as nossas ideias, Ć© importante.
Masā¦nem sempre Ć© fĆ”cil comunicar com os outros. Quem nunca sentiu dificuldades em apresentar as suas ideias? De certeza que todos nĆ³s jĆ” nos vimos aflitos a tentar apresentar um trabalho, uma ideia, ou simplesmente, a conversar com os nossos amigos. Nem sempre Ć© fĆ”cil transmitir aquilo que pensamos ou sentimos.
Achamos que esta Ć© uma questĆ£o geral: todos, em algum momento da nossa vida, nĆ£o soubemos apresentar!
Desde cedo que as crianƧas sĆ£o confrontadas com apresentaƧƵes, com o terem que expor as suas ideias, com ter que participar nas aulas e responder Ć s perguntas do professor. E muitas vezes Ć© daqui que vĆŖm os medos e receios. Porque uma vez falhou na resposta, ou porque nĆ£o conseguiu expor a sua ideia e foi gozado pelos colegasā¦e tudo isto sĆ£o factores que fazem com que a crianƧa se retraia e comece a ter vergonha e medo de falar e fazer-se ouvir! Por isto e muito mais, achamos importante desenvolver esta competĆŖncia, nas crianƧas.
NĆ£o somos apologistas, relativamente a esta matĆ©ria, que se realizem atividades demasiado complexas para crianƧas. TambĆ©m nĆ£o estamos de acordo que se opte por uma abordagem prĆ³xima de um curso de tĆ©cnicas de apresentaĆ§Ć£o. Defendemos que algumas barreiras comportamentais devem ser derrubadas e que Ć© importante criar hĆ”bitos positivos ao nĆvel da comunicaĆ§Ć£o verbal e nĆ£o-verbal, algo que se consegue atravĆ©s de jogos e atividades divertidas.
Como ajudar o seu filho/aluno na apresentaĆ§Ć£o das suas ideias?
Temos vĆ”rias sugestƵes de como pode desenvolver esta competĆŖncia em casa ou na sala de aula. Quando tiver um tempo livre sente-se com as suas crianƧas e desenvolva esta competĆŖncia da apresentaĆ§Ć£o atravĆ©s do desenho. O que propomos nĆ£o Ć© mais do que uma versĆ£o simplificada do cĆ©lebre Pictionary. Pense em objectos ou acƧƵes e desafie as crianƧas a desenhĆ”-los de forma a que outros possam adivinhar. Pode treinar esta actividade vezes sem conta com os seus filhos ou com os seus alunos e, aos poucos, os bons hĆ”bitos comunicacionais vĆ£o sendo adotados.
Tente explicar Ć crianƧa que alĆ©m da comunicaĆ§Ć£o verbal, existe tambĆ©m a comunicaĆ§Ć£o nĆ£o-verbal. Para fazĆŖ-la entender melhor o que Ć© a comunicaĆ§Ć£o verbal e nĆ£o-verbal, desafie-a a ficar 10 segundos sem comunicar. Ela ficarĆ” em silĆŖncio, mas nĆ£o deixa de comunicar. A forma como olha, para onde olha, como coloca as mĆ£os, os braƧos, as pernasā¦tudo comunica, Ć© impossĆvel nĆ£o comunicar!
SĆ£o algumas dessas ferramentas, assentes na linguagem verbal e nĆ£o-verbal, que propomos que explore em conjunto com o seu filho ou aluno.
Para empreender eu apresento as minhas ideias!
Por Miriam Silva,Ā StartIUPI,Ā para Up To KidsĀ®
Todos os direitos reservados
imagem@Sean Locke
www.digitalplanetdesign.com