Como arranjares tempo para ti

Como arranjares tempo para ti

Quando nos tornamos mães temos tendência a colocar-nos sempre em segundo plano. A prioridade passam a ser os filhos.
Esta mudança de prioridades é comum e perfeitamente normal!

Noutros tempos tinhas tempo para estar no cabeleireiro uma tarde inteira para fazer madeixas e a manicure. Tinhas tempo de passar sempre creme no fim de cada banho, de fazer esfoliação. Agora, se calhar não. Aliás este “gasto” de tempo se talvez já nem faça muito sentido, porque como diz o poeta: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.” 

O que resolvi trazer aqui hoje são um conjunto de dicas para que, com o tempo que tens agora, possas também ter tempo para ti.

  • Organizar as tarefas para a semana
    Se tiveres uma agenda em que tenhas tudo apontado para toda a semana assim como, refeições; horários das crianças; pagamento de contas; etc. Será tudo muito mais fácil. Centrando tudo num só local é só consultar e já ficas a saber como tens a tua semana organizada. Pode ser agenda do google ou uma agenda física, pode até ser uma aplicação. Aquilo que te der mais jeito na tua vida.
  • Delegar tarefas aos mais pequenos
    As crianças conseguem e gostam sempre de ajudar em alguma tarefa de casa. Partilha as tarefas domésticas com os miúdos. Dando-lhe esta liberdade os pais ficam com mais tempo e a criança fica contente porque sente que tem responsabilidades, que confiam nela.
  • Cremes multifacetados para o rosto
    Já não tens possibilidade de comprar aquele creme antirrugas XPTO da marca muito boa e extremamente cara? Lembra-te que o que faz mais rugas é a exposição solar (e o stress). Por isso para prevenir rugas e hidratar o rosto opta por um creme simples que até dê para utilizar no teu filho como hidratante. Por cima desse creme hidratante utiliza todos os dias do ano um protetor solar 50+. Podes também optar por um creme hidratante que já tenha fator de proteção mas estes nunca trazem um fator de proteção muito elevado e pode não ser adequada a sua utilização em crianças.
  • Cremes multifacetados para o corpo
    Existem neste momento hidratantes em spray que facilmente e em poucos segundos deixam o teu corpo hidratado mesmo que tenhas muito pouco tempo para tomar banho sossegada.
  • Momentos para ti
    Tenta estipular um dia, pelo menos,  uma vez por mês para tirares um momento para ti. Umas horas só tuas, para meditar, para fazer exercício, para dormir, o que te apetecer. Marca estas horas na tua agenda e cumpre-as como se fosse uma reunião do trabalho. Estes momentos que te parecerão uma perca de tempo inicialmente, vão traduzir-se em ganhos. Nestes momento reduzes drasticamente os níveis de stress, consegues pôr ideias em ordem e priorizar. Verás que os dias a seguir renderão muito mais! Se te organizares, verás que com o tempo conseguirás fazê-lo mais dos que uma vez/mês.
  • Reorganiza as tuas redes sociais
    “Limpa” as tuas redes sociais. Agora que és mãe não há tempo para ler tudo sobre tudo. Foca-te nos temas que te interessam mais. Sabias que podes organizar o facebook por interesses criando listas? Que podes definir o que queres ver em primeiro lugar no teu feed, etc. Excesso de informação não ajuda na nossa gestão de tempo. Por isso se selecionares melhor o que queres ver terás estarás a ganhar tempo, pois a informação chegará a ti de forma organizada.

LER TAMBÉM…

Continuas aí: És mais que uma mãe

Mais Mulheres, Melhores Mães

Quando a mulher se torna mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.