Como estimular a organização nas crianças na escola?

Como estimular a organização nas crianças na escola?

Organização e Planeamento é mais uma das competências que consideramos importantes desenvolver desde cedo.

E porquê que é importante organizar e planear? Horários, prazos e obrigações. Se administrar as atividades diárias já não é fácil para os adultos, imagine para as crianças! É a escola, os trabalhos de casa, estudar para os testes, as atividades extra-curriculares, o tempo para brincar…tudo isto vai surgindo na vida das crianças, o que faz com que seja importante organizar e planear!

E mais importante ainda é a colaboração dos pais! A ideia não é que os pais organizem e planeiem pelas crianças. A ideia é ajudar as crianças! É essencial para o seu desenvolvimento, que estas aprendam a lidar com as suas próprias questões pessoais e, assim, construam os seus próprios horários.

Como estimular a organização nas crianças na escola?

O objetivo é, por um lado, consciencializar as crianças para a importância da organização do trabalho e dar-lhes ferramentas simples que possam utilizar, não só na escola mas também, no seu dia-a-dia e assim desenvolver esse hábito.
Estimular a organização e planeamento desde cedo pode ajudar no futuro das crianças. Vai fazer com que eles prossigam os seus sonhos e que os projectos tanto pessoais como profissionais não falhem por falta de organização.
Existem centenas ou milhares de modelos de organização do trabalho ou de planeamento. Não pretendemos que as crianças aprendam a desenvolver planos de negócios. Não queremos isso para as crianças de 30 anos, menos ainda para as de 10.
A melhor forma de desenvolver esta competência nas crianças é desafiá-las a pensar em projetos que gostariam de realizar. Esse projeto pode ser tão simples como criar um sistema de reciclagem em casa, ou mais complexo, como organizar um espectáculo de dança na escola, e que, seja qual for a dimensão desse projecto, a sua concretização será muito mais fácil se o conseguirmos organizar. Organizar um projecto é sobretudo dividi-lo. A divisão é o pó mágico da arte da organização. Sugerimos dividir o projecto, em áreas, dividi-lo por responsáveis, separar os materiais e recursos que vamos precisar e dividi-los em parceiros que poderão ser úteis para a realização do projecto. Depois é só definir uma linha de tempo e prazos para que todas as tarefas estejam concluídas a tempo da realização do projecto. Depois de bem organizado e planeado, é só colocar o projecto em ação.

É, portanto, importante criar hábitos de planeamento para que organizar projectos seja cada vez menos um bicho-de-sete-cabeças. É muito importante ensinar à criança esta competência de organizar as ideias e planear de que forma pode colocá-las em prática. Ser organizado e saber planear não basta para resolver os problemas, mas já ajuda a chegarmos a uma solução mais rapidamente.

Agora deve estar a pensar que isto é difícil, e que organizar e planear é muito complicado e dá muito trabalho!

Não é muito difícil desenvolver e trabalhar esta competência. Basta dar uma tarefa à criança, como arrumar o quarto ou fazer os trabalhos de casa e incentive-a a fazer um plano e a organizar-se antes de partir para a acção. Arranje formas divertidas de o fazer, assim será mais fácil a criança aprender esta competência.

Para empreender eu organizo o meu trabalho!

Por Miriam Silva, para Up To  Kids®
Todos os direitos reservados

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.