Como estimular a organização nas crianças

Todos nós sabemos que organização facilita e agiliza o nosso dia-a-dia, o quanto são importantes e essenciais a criação de hábitos e rotinas diárias, para que as crianças tenham uma vida regrada e disciplinada e assim consigam de uma forma mais independente, enfrentar o mundo quando forem adultos.

A organização é uma qualidade que deve ser incutida e realçada nos mais novos e claro, nós pais, temos que dar o exemplo. A probabilidade do seu filho ser organizado é muito maior se você for uma pessoa organizada, até porque eles tendem a copiar o que os pais fazem.

Os pais têm muitas vezes erradamente, a tendência de fazerem certos trabalhos delegados às crianças, até porque muitas vezes não têm paciência para esperar que a criança acabe determinada tarefa, prejudicando assim o desenvolvimento da própria criança.

Para que as crianças aprendam a ser organizadas em casa são necessários dar alguns passos fundamentais.

  • Estabeleça uma rotina diária e siga-a, isto vai criar na criança estabilidade e segurança.
  • Tenha o cantinho de estudo organizado e só com o material de estudo necessário, de maneira a que não haja lugar a distrações. Depois de fazerem os deveres incentive as crianças a prepararem a mochila para dia seguinte e certifique-se que tudo está em ordem (caso sejam pequenos).
  • Tenha as roupas e brinquedos das crianças de fácil acesso, organizadas de uma maneira funcional e prática de modo, a que com o tempo possam ser totalmente autónomas.
  • Sempre que for organizar as roupas e brinquedos peça ajuda às crianças. Explique-lhes que os brinquedos e roupa que estiverem em boas condições são para doar a Instituições e assim fazerem outras crianças felizes. É importante criarem o sentimento de solidariedade desde novos.
  • Ensine à criança a importância do tempo, e incentive-a a aproveitá-lo de uma maneira eficaz e inteligente, explicando-lhe através de exemplos que se o tempo for bem gerido mais tempo há para a diversão e para fazerem o que lhes apetecer.
  • Envolvê-los e incentivá-los nas atividades domésticas é fundamental, para assim, adquirirem um certo grau de responsabilidade e independência, tais como, guardar os brinquedos quando acabar de brincar, começar a fazer a cama, deitar a roupa suja no cesto, em suma pequenas tarefas que devem ser obrigatórias e penalizá-los caso não sejam executadas.
  • Torne as tarefas divertidas, criando jogos e brincadeiras para que os afazeres sejam uma diversão e não uma “chatice”, use a sua criatividade!

Todas estas dicas, regadas com muito amor = crianças felizes e organizadas!

Foi a paixão pela organização que me levou a criar o Blog Super Organizada e a página do Facebook com o mesmo nome
Blogger , Super Organizada

Cá estou eu pesquisando e estudando os melhores métodos de organização dando destaque à funcionalidade e praticidade, para depois poder partilhar com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.