Manter a casa arrumada com crianças

Como manter a casa arrumada com crianças

Uma casa com crianças é sinonimo de desarrumação! As crianças adoram espalhar os brinquedos pelos quatro cantos da casa. Não havendo volta a dar, arranjar soluções para minimizar este problema, é essencial para a “sanidade mental e física” dos pais.

Manter a casa arrumada com crianças é o que se chama “missão impossível”. Por isso é tão importante motivar e incluir as crianças desde pequenas na arrumação da casa, dando-lhes tarefas fáceis de executar e elogiando-os quando acabam a tarefa, mesmo que está não tenha ficado da forma que gostamos. Incutir os bons hábitos de arrumação só abona a favor deles num futuro próximo.

Ler também Como estimular a organização nas crianças

Os mais novos gostam de imitar os pais e geralmente sendo-lhes pedido, gostam de ajudar, porque se sentem mais crescidos ao fazerem tarefas de adultos. E as crianças adoram “ser crescidos”! Por isso invista neste ponto!

Há pequenas tarefas que podem e devem ser feitas pela própria criança desde cedo, para que se habitue a arrumar, começando quando são mais pequenos, por tarefas que tenham a ver diretamente com eles, tais como:

  • Arrumar os brinquedos depois de brincar
  • Colocar a roupa suja no cesto
  • Fazer a mochila da escola depois de acabar os trabalhos de casa e deixá-la preparada no dia anterior.
  • Ajudar a fazer a cama

Com o tempo poderão fazer outras tarefas que digam respeito à arrumação do resto da casa, como limpar o pó, ajudar a estender roupa, ajudar a tirar a louça da máquina, etc.

Caso a criança brinque na sala de estar, (muitas das vezes as crianças gostam de estar com os pais) ter um cesto ou uma gaveta para a criança guardar os brinquedos depois de brincar é fundamental, para que sala depois das brincadeiras fique arrumada sem grande esforço.

Ter um cesto de plástico para guardar os brinquedos molhados depois do banho, num canto da casa de banho dá imenso jeito, não só os brinquedos ficam direitinhos a secar como a casa de banho fica arrumada.

Para que a criança seja mais autónoma e independente é importantíssimo ter o quarto organizado de uma forma simples e de acordo com a sua idade. Isto é:

  • Os brinquedos devem estar acessíveis e organizados para que a criança consiga brincar sem ter que chamar os pais para lhe chegar determinado brinquedo.
  • Ter os brinquedos separados por categoria e organizados em cestos ou caixas, com etiquetas ou desenhos que identifiquem o seu conteúdo, é importante para que as crianças não desarrumem tudo à procura de determinado brinquedo.
  • É essencial também destralhar os brinquedos que se estragam, que já não são para a idade da criança ou que não usa, para que a criança fique com o máximo de espaço livre para poder brincar.
  • O armário da roupa deve ser organizado de forma funcional e prático para que a criança consiga chegar a qualquer roupa que pretenda, sem precisar de ajuda e sem que seja perigoso, por ex. subir a um banco e poder cair!
  • Definir juntamente com a criança, um lugar específico para cada tipo de brinquedos e de roupa, para que a criança consiga identificar rapidamente onde está cada coisa (também exercita a memória). Esta regra é uma regra de ouro da organização, “definir um lugar para cada coisa” para não se lhes perder o rumo!

Por fim, seja criativa e transforme a arrumação numa brincadeira divertida e positiva, para que as crianças não se fartem e vejam a arrumação como uma obrigação chata.

 

Limpar a casa com as crianças em casa, é como lavar os dentes enquanto comes oreo!

 

imagemcapa@roarchela

 

1 thought on “Como manter a casa arrumada com crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.