manter a casa arrumada

manter a casa arrumada

Como manter a casa arrumada sem desesperar!

Manter a casa arrumada não é muito fácil, principalmente se tivermos crianças pequenas. A pequenada adora levar os brinquedos para os quatro cantos da casa e são peritos na desarrumação. O nosso papel é ensinar-lhes e incutir-lhes regras de arrumação.

O artigo de hoje é como que um guia para os pais que gostam de manter a casa arrumada sem desesperar, mesmo com a confusão de brinquedos por todo o lado.

Não podemos confundir arrumar com organizar. Arrumar é colocar cada objeto no lugar definido pela organização, isto é, encontrar primeiro o lugar mais prático, funcional e acessível para guardar determinado objecto e só depois de escolhido o melhor local, aí sim podemos arrumar.

Abaixo dou algumas dicas para conseguir manter a casa sempre arrumada, adotando alguns simples hábitos diários.

1 – Sempre que usar determinado objeto tenha o cuidado de o devolver ao sítio de origem, esta operação demorará apenas alguns minutos e com este simples hábito de manter, um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar, facilitará perto de 80% a arrumação. Além de não perder tempo à procura de algum objeto, quando precisar deste. Uma boa dica é, sempre que deixar alguma divisão da casa, olhar à volta, ver o que de lá não pertence e trazer consigo os objetos devolvendo-os aos lugares certos, assim poupa tempo, e é mais fácil arrumar (por exemplo, se tiver um copo no quarto, quando deixar o quarto e for à cozinha, leve o copo consigo).

2 – Arrume sempre a cozinha depois das refeições. Para eu poupar tempo a arrumar a cozinha, enquanto cozinho vou metendo a louça na máquina e devolvendo os objetos usados aos seus lugares. Depois das refeições só ficarão por arrumar os objetos usados à mesa, e assim, facilitará muito esta tarefa, além de poupar imenso tempo na arrumação final da cozinha.

3 – Evite à noite deixar louça na banca (mesmo que sejam só copos ou alguns pratos de alguma ceia tardia), não é nada agradável chegar de manhã à cozinha com louça na banca. Este simples hábito de deixar a banca limpa é meio caminho andado para ter a cozinha sempre arrumada. Claro que não é fácil com filhos, principalmente adolescentes, manter a cozinha a zero quando vai para a cama, mas incutir-lhes esse hábito é muito importante.

4 – À noite ponha sempre a roupa para lavar no cesto da roupa suja, de manhã será mais rápido arrumar o quarto e não terá roupa suja pelo chão do quarto quando acordar.

5 – Faça a cama todos os dias e arrume as roupas que não forem para lavar, a acumulação de roupa na cadeira (muitas das vezes na cama!) do quarto é um péssimo hábito. Isto com a dica 4 fará com que o quarto fique automaticamente arrumado. Uma boa dica para fazer a cama rapidamente é, em vez de ter cobertores e lençol de cima, use só um édredon (este é o meu lema), assim é só esticar o édredon e a cama ficará feita.

6 – Quando chegar a casa não deixe a roupa (casacos, etc.) logo na primeira cadeira que encontrar, o mesmo serve para as chaves, telemóvel, carteira, sapatos, etc. Tenha na entrada um lugar (mesmo que seja um cantinho pequeno) reservado a estes itens.

7 – Tenha uma caixa perto da entrada para arrumar toda a papelada antes de a arquivar. Não há nada pior que deixar papéis espalhados pela casa, cartas por abrir, envelopes para o lixo, contas por pagar, etc. Um sítio único para colocar a papelada, antes de a arquivar, é o ideal para saber sempre onde procurar algum papel ou conta para pagar (eu faço isso e consigo sempre controlar a papelada cá de casa). Existem dois métodos que eu acho que facilitam muito o arquivamento dos papéis, ou arquivar logo as contas assim que as pagar, e os papéis que precisam ser guardados (banco, finanças, seg. social, etc.) ou arquivar assim que a caixa de entrada esteja cheia (eu aconselho o primeiro, mas o segundo também funciona muito bem!).

8 – Não faça muito stock, caso não tenha muito espaço de armazenamento, tanto em comida como em outros objetos, só vão ocupar mais espaço e rapidamente tudo fica desarrumado. Muitas coisas só dificultam a arrumação e a sua manutenção.

9 – Seja minimalista e simplifique, viva com menos, quanto menos coisas tiver, menos tem que arrumar. Tenha somente o necessário, tudo o resto destralhe.

10 – Use produtos organizadores. Os produtos organizadores ajudam muito na arrumação, sem estes o que seria, por exemplo, uma gaveta com vários tipos de objetos? Uma enorme confusão e muitas dores de cabeça para encontrar o que quer que seja!

11 – Faça listas diárias, para ajudar a lembrar aquilo que tem que ser arrumado ou limpo diariamente, desta forma terá a certeza que nada ficará por fazer.

Como pode ver, criando alguns hábitos diários e simplificando tudo o que pode, arrumar não é tão chato assim! Ou pelo menos torna-se mais fácil e rápido, não concorda!

 

imagem@casinhaarrumada

1 thought on “Como manter a casa arrumada sem desesperar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.