Como organizar à noite o dia seguinte com filhos pequenos

As manhãs com filhos pequenos podem ser um verdadeiro pesadelo se não forem devidamente organizadas no dia anterior. Preparar o dia seguinte é fundamental e primordial para que a manhã possa começar da melhor maneira e sem stress. Para que isso aconteça, são essenciais as rotinas diárias, tanto noturnas como matinais, uma vez que estas simplificam muito a azáfama e o “corre corre” da manhã, evitando assim, o mau humor matinal e atrasos, além de criar um ambiente mais propício à boa disposição, para que o dia comece da melhor maneira.

Veja então as dicas para que o dia comece sem atrasos, sem berros e torne as suas manhãs mais calmas por forma a não comprometer todo o resto do dia (o seu e o dos seus filhos). Não se esqueça também que imprevistos acontecem e temos que ter margem de manobra para os conseguir resolver.

Como organizar à noite o dia seguinte com filhos pequenos:

Preparar a mochila para o dia seguinte – Depois das crianças fazerem os trabalhos de casa é fundamental que prepare ou se forem mais autónomos, incentive-os a eles a preparar a mochila para o dia seguinte, certificando-se de que nada falta e deixando-a junto à porta de entrada. Se tiver bebé deixe o saco pronto já com as fraldas, toalhitas, chupetas extra (se usar), biberons e todos os produtos que normalmente manda para o infantário, para que nada fique esquecido.

Tomar banho no dia anterior – As crianças pequenas devem sempre tomar banho no dia anterior, para não perder tempo logo pela manhã, além de as relaxar é um momento de diversão uma vez que elas adoram brincar no banho, sendo também uma boa altura para os pais passarem algum tempo com as crianças.

Preparar a roupa do dia seguinte – Prepare (caso sejam pequeninos) ou peça-lhes ajuda na preparação da roupa que vão vestir no dia seguinte, para que de manhã não tenha que perder tempo a “negociar” com a criança entre birras e choros, o que ela quer vestir e o que você lhe quer vestir. Com a roupa combinada e pronta na cadeira não há discussão possível.

Deitar cedo – Deitar cedo é importantíssimo para que a criança durma as horas necessárias para descansar bem e acordar bem-disposta. É também importante acordar a criança suavemente fazendo-lhe alguns mimos e brincando uns minutos com ela.

Adiantar na véspera o pequeno-almoço e lanches – Prepare antes de dormir a mesa do pequeno-almoço com tudo o que é necessário para o pequeno-almoço, cereais, tigelas, canecas, talheres, açúcar, etc., assim como os lanches dos seus filhos, deixando só para de manhã o que for do frigorífico e que se possa estragar.

Ter uma rotina matinal – Estabeleça e programe uma rotina matinal, tais como levantar, vestir, tomar pequeno-almoço, lavar dentes, etc., o importante é mantê-la para que a criança se habitue e automaticamente a faça sem dificuldades.

Todas estas rotinas têm que ser obviamente adaptadas às suas necessidades. O importante é não sair destas para que tudo funcione, não diria na perfeição, mas quase!

imagem@pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.