Como organizar o armário dos seus filhos

Organizar as roupas de criança não é tarefa fácil, mas é fundamental para que o armário fique harmonioso, prático e funcional, para que tudo seja visualizado e usado pela criança. Eles crescem muito rapidamente e consequentemente o armário vai ficando cada vez mais pequeno para tantas roupas, e por isso é necessário fazer o descarte da roupa de uma forma continuada para que o armário não entre em rutura.

 “DESTRALHAR”

Para que esta seleção seja eficaz, é essencial “destralhar” toda a roupa. Roupa que já não sirva mas que esteja em boas condições pode doar para instituições, e deitar fora o que estiver muito usado ou em más condições.

Para “destralhar” a roupa tire tudo do armário e cómoda (se tiver) e coloque-a em cima da cama, o ideal é fazer esta limpeza e arrumação ao fim de semana, para ter tempo de fazer a seleção. Se conseguir a colaboração da criança neste processo, fantástico! É uma maneira de lhes dar a oportunidade de eles próprios escolherem o que vai e o que fica, além de os obrigar a tomarem decisões e aprender a organizar-se, o que trará para o seu futuro benefícios positivos.

Feita a seleção da roupa por tamanhos e por uso, é hora de começar a arrumação e organização, aproveite e faça uma limpeza ao armário, passe um pano com álcool (evapora rapidamente e não é preciso secar).

ORGANIZAÇÃO GERAL

A roupa de tamanhos maiores, herdada por irmãos, primos, etc. deverá ficar fora do alcance, isto é na parte de cima dos armários, em caixas etiquetadas por idades.

Caso o armário seja pequeno, uma boa dica para otimizar o espaço é sectorizar por estação do ano, guarde a roupa que não seja dessa estação na parte de cima do armário.

Olhando para o espaço físico que tem no armário, defina o lugar (é importante definir o lugar de cada categoria) onde vão ficar as roupas, sapatos, acessórios etc., caso a criança não tenha participado (o que seria uma pena) não se esqueça de lhe mostrar o resultado final para que saiba onde fica cada categoria de roupa.

Use e abuse de produtos organizadores, sem estes não conseguirá organizar o armário devidamente, pois passado pouco tempo ficará tudo misturado. Tudo serve como organizadores, caixas de sapatos forradas, tupperwares grandes que não sejam utilizados, caixas de bombons, cestas forradas, caixas de gelados, enfim, dê asas à sua imaginação!

organizar_armari

Toda a roupa que ficar em uso deve ficar de fácil acesso à criança e à mão, ou seja na parte mais acessível do armário.

Separe também a roupa por cor, fica mais bonito e de fácil visualização, uma vez que leva logo a criança a escolher a cor que quer usar e não transforma o armário numa confusão.

ORGANIZAÇÃO NO ARMÁRIO

  • No varão pendure tudo o que acha que poderá ser pendurado, casacos, camisas, calças, sweats, vestidos, saias, etc., ganhará espaço nas prateleiras e gavetas e as peças ficam menos amarrotadas. Os cabides deverão ser todos iguais para que fique tudo harmonioso.organizar-armário
  • Nas prateleiras coloque os acessórios em produtos organizadores para não se misturarem e camisolas evitando pilhas altas. O ideal na minha opinião é também colocar as camisolas em gavetas ou gavetões na vertical, o que não é visto não é usado.
  • Nas gavetas separe por tipo, coloque roupa interior, meias, collants, pijamas, t-shirts, polos, etc. Aqui é imperativo que as roupas fiquem dobradas verticalmente, em pé, para que tudo fique visível. As pilhas nestes casos não são de maneira nenhuma aconselháveis, já viu a desordem que a criança fará ao ir buscar uma t-shirt ao fundo da pilha, numa gaveta?organizar
  • O calçado não deve ficar junto à roupa, deve ficar na parte de baixo do armário ou numa sapateira debaixo da cama. Se não tiver este espaço pode colocá-los em caixas fechadas transparentes nas prateleiras.organizar-sapatos1
  • Use ganchos mais baixos na porta do armário para colocar a mochila, roupão, etc.
  • Tenha sempre um cesto para a roupa suja, é importante que a criança se acostume a colocar lá a roupa para lavar.organização-cesto-roupa

Os brinquedos devem ficar de fora do armário da roupa, além de não ser nada higiénico, consegue manter mais facilmente o armário organizado.

Esta seleção deverá ser feita duas vezes ao ano. Aproveite a altura em que muda a roupa sazonal.

Boa organização!

Todas as imagens tiradas da net
imagemcapa@kelleymorrison

 

Foi a paixão pela organização que me levou a criar o Blog Super Organizada e a página do Facebook com o mesmo nome
Blogger , Super Organizada

Cá estou eu pesquisando e estudando os melhores métodos de organização dando destaque à funcionalidade e praticidade, para depois poder partilhar com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.