planear e ganhar tempo no dia-a-dia

Como planear e ganhar tempo no dia-a-dia

Com tantas exigências no dia-a-dia, em que temos que conciliar várias tarefas, torna-se difícil gerir o tempo de forma a fazermos tudo aquilo a que nos propomos fazer, para que não haja acumulação de tarefas.

O tempo é um recurso demasiado valioso para ser gasto de qualquer maneira, como o tempo não volta para trás e não o podemos recuperar, temos que o gerir de uma forma organizada e inteligente.

A maneira mais eficaz para planear o seu dia e ganhar tempo é estabelecer prioridades, otimizar o tempo, organizar-se e criar rotinas. Ao planear o seu dia vai evitar situações de stress e ter uma vida mais tranquila.

Veja abaixo algumas dicas, que a/o ajudarão a planear e ganhar tempo no dia-a-dia:

  1. Acorde 5 minutos mais cedo, estes 5 minutos podem fazer toda a diferença no resto do dia, como por exemplo, perder o autocarro para o emprego e chegar atrasado/a.
  2. Prepare o dia seguinte na noite anterior (roupas, mochilas, adiantar o pequeno almoço, etc.).
  3. Tenha uma agenda ou um caderno e anote todos os compromissos, reuniões, idas ao médico, etc., e assim terá a certeza de que nada fica esquecido. Reveja a agenda diariamente e de preferência no dia anterior.
  4. Crie uma rotina matinal e uma rotina nocturna. As rotinas são uma sequência de acções que se fazem de uma forma quase automática e que garantem que nada fica por fazer. Por isso mesmo, rotinas facilitam e simplificam muito a nossa vida.
  5. Concentre-se em fazer uma tarefa de cada vez, para que cada tarefa seja feita com eficiência e rapidez. Está provado que fazer várias tarefas ao mesmo tempo não resulta, porque a maior parte das vezes ou não conseguimos acabar nenhuma das tarefas ou andamos de um lado para o outro desperdiçando tempo e energia.
  6. Faça as tarefas mais chatas ou mais difíceis primeiro. Ao libertar-se das mais difíceis, ficará mais motivada/o para fazer as seguintes.
  7. Destralhe a sua casa e a sua vida. Acabe com tudo aquilo que não a/o faz feliz ou que já não usa. O excesso de objetos provoca stress e mau humor (principalmente na hora de limpar!).
  8. Devolva sempre aos seus lugares os objetos que usou.
  9. Limpe imediatamente o que sujou.
  10. Faça sempre as arrumações básicas do dia-a-dia para que a casa não entre em colapso, tais como, fazer a cama, arrumar as roupas, arrumar a cozinha depois das refeições, tirar os lixos, etc.
  11. Dedique todos os dias 15 minutos do seu tempo a destralhar a casa.
  12. Crie lista de afazeres domésticos diários, semanais e mensais. Estas listas servem de guia para o que tem que ser feito.
  13. Planeie um menu semanal, além de saber com antecedência o que vai comer durante a semana, e não ter que pensar todos os dias nas refeições, permite-lhe também tirar do congelador no dia anterior, as refeições do dia seguinte.
  14. Faça uma lista de supermercado de acordo com o menu semanal e as faltas na despensa. Para que não se esqueça de nada e para poupar tempo e dinheiro nas compras, esta lista é a chave de ouro.
  15. Tenha um lugar definido para cada objecto, evitará perda de tempo à procura dos mesmos.
  16. Organize a casa de uma forma prática e funcional, encontre soluções que se adaptem à sua vida.
  17. Tenha uma caixa junto à entrada, para colocar a correspondência antes de ser arquivada e assim evitar papelada espalhada pela casa.
  18. Deixe de procrastinar, o adiamento de tarefas gera acumulação das mesmas o que provoca ansiedade, frustração e até culpa.

Por fim, como o tempo é exatamente igual para todos, organizar-se e gerir o tempo a seu favor, é um trunfo inestimável!

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