Dicas de organização pessoal. Organize-se.

Dicas de organização pessoal

Quando falo de organização pessoal, não falo só de organização da casa, mas sim da organização como um todo. Não somos organizados só porque temos os armários ordenados e bonitos (também é importante)! Não basta, ser-se organizado engloba também o nosso comportamento no dia-a-dia e como lidamos com as múltiplas situações, que surgem ao longo da nossa vida.

Sermos organizados em vários aspetos da nossa vida é um ponto a nosso favor, mas isso exige disciplina e uma mudança de mentalidade. Conseguirmos assumir o controlo da vida, dá-nos um equilíbrio e garante que o nosso tempo é aproveitado de uma forma eficaz.

A falta de organização no nosso dia-a-dia reflete-se no nosso trabalho, em nossa casa, na relação com as outras pessoas e obviamente na nossa vida em geral.

Organização na minha opinião não é inata. Uma pessoa que não nasceu organizado, não vai ser necessariamente desorganizado para o resto da sua vida. Essa pessoa tem é que aprender a ser organizado, criando os seus próprios métodos e rotinas que propiciem o sucesso.

Veja abaixo algumas dicas para que consiga de uma forma mais fácil, melhorar a sua organização pessoal.

Planeie a sua semana

Uma vez por semana, de preferência ao fim-de-semana para que tenha mais tempo para o fazer, destine um dia para planear a semana seguinte. Reveja compromissos, faça o menu semanal, as rotinas diárias dos seus filhos, o que necessita comprar, idas ao médico, etc., para que nada fique esquecido.

Tenha uma agenda/caderno

Anotar tudo o que temos a fazer durante a semana, garante que nada fica por fazer. As agendas /cadernos, principalmente para quem tem má memória, são fundamentais para confirmar o que tem a fazer diariamente. São uma boa ajuda à nossa memória.

Destralhe

Destralhar é banir da sua vida tudo aquilo de que não gosta, não usa ou que já não tem qualquer utilidade. destralhar é a 1ª fase da organização e uma sem a outra não resulta. A acumulação de coisas na nossa vida, tanto físicas como emocionais são nefastas e prejudicam o bem-estar do dia-a-dia. Destralhar é um processo contínuo, porque tralha está constantemente a aparecer na nossa casa e na nossa vida.

Defina prioridades

Para definir as prioridades, primeiro tem que ter em mente o que é necessário fazer, e depois com a cabeça fria, tomar decisões de forma organizada para que consiga determinar o que é urgente e importante fazer. Um conselho, execute as tarefas mais urgentes numa altura em que se sinta mais ativo e produtivo.

Tenha rotinas

Fazer sempre as mesmas coisas parece ser uma coisa chata, mas não é. Rotinas dão-nos previsibilidade, fazem com que façamos certas tarefas em “piloto automático” e facilitam desta forma a nossa vida.

Mantenha a casa limpa e arrumada

Para ter a casa sempre limpa e arrumada é essencial fazer guias / listas de tarefas domésticas. Estes guias para além de serem uma excelente ajuda para nos lembrarem o que temos que fazer, também garantem de que nada fica por fazer. Estas também nos ajudam a gerir melhor o tempo que temos disponível, para as tarefas domésticas.

Não procrastine

Há um proverbio muito certo que se aplica à procrastinação, e que diz tudo, “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. Adiar pode ser um alívio temporário, mas rapidamente verificamos que a acumulação de tarefas só nos traz stress e infelicidade.

Durma bem

O sono além de ser um rejuvenescedor da beleza é também indispensável para o nosso bem-estar físico e mental. Dormir bem, contribui para restabelecer as energias tão necessárias para a vida agitada que temos hoje em dia.

Organize as finanças

Ter as finanças saudáveis e organizadas permite-nos gerir as nossas despesas de uma forma mais fiável e sem grandes sobressaltos. Pagar as nossas dívidas e fazer o controlo financeiro é a regra número um.  Não queremos ser apanhados de surpresa com o descalabro financeiro.

Estas são algumas dicas muito importantes de organização pessoal. Uma vez implementadas, ajudam-nos a ter uma vida mais tranquila e saudável!

Espero que tenha gostado!

Em que é que está a pensar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.