Envolva as crianças na organização

As crianças como parte integrante de uma família, também eles devem fazer parte da rotina de organização geral e assim interagirem com os pais, não por imposição quando são mais pequenos, mas para os ensinarmos a importância de todos trabalharem para um bem comum, a casa.

Veja abaixo algumas dicas essenciais para que isso aconteça:

Crie uma rotina noturna e pendure-a no quarto da criança, de uma forma visível e que a criança consiga ver, exemplo:

19,00h fazer deveres

19,30h tomar banho

20,00h jantar

20,30h brincar

21,00h dormir

Caso a criança não saiba ler, faça a mesma através de imagens elucidativas à tarefa a fazer.

Se as crianças tiverem uma rotina noturna, mesmo aquelas que não saibam as horas, o relógio biológico dará continuidade às tarefas a seguir. As rotinas bem organizadas criam segurança na criança, porque são sequências de atividades “obrigatórias” que elas já estão à espera e desta forma a criança adapta o seu comportamento à tarefa que vem a seguir.

Crie da mesma forma uma rotina matinal, exatamente como criou a rotina noturna. Ao criar rotinas / horários nas crianças, vai ajudá-las também a entenderem a importância do tempo e aprenderem a aproveitá-lo da melhor maneira, o que será benéfico quando se tornarem adultos.

Organize o armário e os brinquedos por categorias e de uma forma prática e acessível. Se tiver paciência ponha etiquetas (com o nome ou desenho) nas caixas e gavetas, referenciando o seu conteúdo, desta forma fica muito mais fácil a criança encontrar o que procura.

Ler também Como Organizar os brinquedos

Na hora de guardar os brinquedos explique-lhe como o fazer. As crianças aprendem com uma facilidade incrível, e é uma maneira de lhes criar mais autonomia e responsabilidade.

Incuta-lhes organização, sempre que esteja a fazer uma tarefa simples e fácil, chame a criança e peça-lhe ajuda (as crianças adoram ajudar). Elogie-os quando fazem a tarefa bem-feita e diga-lhes o quanto é importante a sua ajuda e o quanto são crescidos. Eles só precisam do incentivo certo!

Como diz o velho ditado “de pequenino se torce o pepino”! Apesar que, nós portugueses como somos um povo que anda sempre a “correr”, como podemos esperar o contrário das nossas crianças? Nós somos o seu exemplo!

imagem@atelierdareforma

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.