Escola do Futuro em Espoo | Finlandia

Escola do Futuro em Espoo | Finlandia

A Saunalahti School, em Espoo, oeste de Helsinque, funciona como uma metáfora moderna para a educação finlandesa: uma melhor arquitetura contribui para uma melhor experiência de aprendizagem.

saunalahti-8

A premiada empresa de Helsinque Verstas Architects construiu recentemente a Saunalahti School, que abriu suas portas no outono de 2012 abrangendo uma área de 10500 m² e contem um vasto programa, nomeadamente Escola Básica e Secundária, Jardim de Infância, a casa da juventude, uma sala de teatro, sala de jantar, biblioteca, ginásio entre outros. Prevê ainda espaços de utilização comum, de forma a beneficiar os moradores do bairro onde se situa. Esta é considerada a estrutura da Escola do Futuro.

O complexo Educacional foi construído na área adjacente à nova área residencial e permite uma abordagem alternativa à educação tradicional.

Os Arquitetos afastaram-se de um layout clássico e da divisão do espaço em salas de aula. O projeto tem como objetivo estimular o diálogo  e o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças e jovens, permitindo que a aprendizagem se desenvolva num ambiente descontraído, enfatizando a cultura, as artes e capacidades físicas/motoras das crianças/educandos. Os espaços interiores estão intimamente ligados aos exteriores, de acordo com cada faixa etária, mas juntas constituem um todo.

saunalahti-10

Mais do que um lugar para estudar arte, matemática e literatura: a Saunalahti School pretende dar resposta às necessidades de alunos e da comunidade.

O modelo de sucesso da  Saunalahti School

Classificada como uma das melhores instituições educacionais pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment – PISA), esta escola oferece mais do que formação académica: também estão à disposição serviços médicos de odontologia ou de aconselhamento,  para garantir o bem-estar dos alunos.

Segundo a OECD  as “escolas finlandesas  tornaram-se uma espécie de destino turístico”, nos quais educadores e criadores de políticas de todo o mundo tentam decifrar qual “o modelo de sucesso”.

Salas de aula não tradicionais

A Saunalahti School foi projetada para promover a integração das salas de aula não tradicionais com a experiência educativa que possibilita novas maneiras de aprendizagem, tendo a colaboração como foco.

saunalahti-7

As paredes de vidro entre salas de aula permitem que os alunos trabalhem em grupo, um reforço da proposta pedagógica da escola. As grandes janelas com vista para o exterior permitem que as crianças interajam com o meio ambiente. As crianças adoram uma boa leitura sentados nos parapeitos das janelas.

saunalahti-1

As salas de aula, que também são ideais para workshops, têm portas de vidro sempre abertas a grupos de alunos vizinhos. Há espaço suficiente nos corredores para que os frequentadores possam sentar-se, trabalhar e estudar.

A arquitetura da escola foi criada em função da experiência de aprendizagem global, quer dentro quer fora das salas.

saunalahti-12

A arquitetura como preditor de uma melhor experiência de aprendizagem

A Saunalahti School é uma plataforma ativa e aberta à aprendizagem, à cultura e à comunidade.

Arquitetura foi concebido para apoiar as ideias pedagógicas da escola em busca de melhores resultados de aprendizagem. A abertura e o sentido de comunidade foram elementos fundamentais na concepção do edifício. Valorizam-se as artes e educação física. O edifício apoia a aprendizagem também fora da sala de aula e incentiva as crianças a usar espaços de forma aberta e não ortodoxos.saunalahti-2

O coração do edifício é a sala multiusos, o ponto de encontro para todos os usuários. As brutas paredes de betão e o teto de carvalho suavemente curvando abraçam a envolvente e caracterizam o espaço. Os espaços de ginástica, salas de aula de oficinas e pátios de escolas são usadas pelos habitantes locais à noite e aos  fins de semana.

saunalahti-3

O revestimento paredes exeteriores é composto por camadas horizontais de diferentes técnicas de alvenaria,  para que os alunos toquem e experimentem sensações diversas.

saunalahti-5

No interior os arquitetos usaram materiais ecológicos recriando um ambiente caloroso e confortável.

saunalahti-4

As áreas comuns dedicadas à passagem estão pintadas de cores vivas, cada uma com uma cor específica, para que a orientação dentro do mesmo seja feita de forma mais fácil e intuitiva.

saunalahti-11

 

Fontes: livejournalIncrível, finland.fi,verstasarkkitehdit

imagens@andreas meichsner

3 thoughts on “Escola do Futuro em Espoo | Finlandia
  1. Pois na Filandia não há tpcs.
    Na Filandia não há rankings de escolas, são todas boas.
    Muitas das aulas são de exploração e práticas.
    Gostei de ver o programa linha da frente no passado dia 14.

    1. Sim. Foi muito esclarecedor e interessante! 🙂

  2. rosa maria lopes diz:

    por ser educadora de infância e por encontrar diferentes modelos pedagógica para trabalhar com as crianças existe atualmente muitos modelos mas na pratica o resultado é muita burocracia horas a fio para os relatórios no entanto o ensino o prioritário é a criança ,procurar motivação para dar as crianças ferramentas para o mundo de hoje e de amanha .o modelo finlandês resulta perante as horas que tem de dia comparando ao nosso pais o fuso de horário é muito diferente a cultura latina europeia está ainda muito vincada ,enquanto na Finlândia começa cedo de manha pela 5h da tarde já é noite hora de deitar ,penso que atualmente os pais pretendem cada vez mais ocupar os seus filhos de modo que ao chegar a casa tem os tpc feitos ou tem por fazer onde questiono o lugar dos pais para conversar e conhecer seus filhos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.