
A importância do Desporto na vida das crianças
A importância do Desporto na vida das crianças
No curso prático da maternidade, a escrita é um instrumento valioso na partilha de vivências que permitem às outras mães perceber que não estão sós no mundo exigente no qual entramos quando o embrião ainda está alojado no ventre.
O crescimento dos filhos processa-se de forma acelerada e a ilusão de que com o crescimento diminuirá a preocupação que temos para com eles, aos poucos se vai desvanecendo.
Seremos sempre colo e porto de abrigo no decorrer desta viagem chamada vida!
Num pensamento fugitivo de uma mãe que escreve, tudo é motivo para desenvolver textos sobre o que me vai na alma. Alguns chegam aos teclados … outros não!
Tenho realizado algumas leituras em torno do tema Desporto, essencialmente do papel dos pais e mães na prática desportiva dos filhos.
Muitos realçam a conduta dos progenitores nos jogos, e alguns dão enfoque à aceitação do desporto como algo de base na vida dos crianças/jovens.
Desconstruindo a ideia de base, muitas crianças/ jovens não praticam uma modalidade para corresponder aos ideais dos Pais. Estes miúdos estão nas suas actividades com empenho e por conseguirem satisfazer as suas necessidades de realização pessoal, permitindo gerir o escape de emoções menos positivas, inerentes ao acto de crescer.
O desporto é essencial para desenvolver inúmeras competências físicas, sociais e académicas.
O desporto deverá ser visto como algo de positivo e não como um rebuçado que se dá e tira de acordo com o comportamento ou desempenho escolar da criança ou jovem. Não é algo que permaneça em segundo plano. Há que aceitar que para eles é uma prioridade, constituindo a base do seu crescimento.
Não é pelo facto de se tirar os treinos, os jogos, as competições que se vão alcançar bons resultados escolares ou de comportamento. É no jogo do dá e tira, que entram em campo mais conflitos …
Há que perceber que, para os desportistas não há dias de semana e fim de semana sem luta, sem treinos e sem jogos. Não há festas de aniversário ou momentos familiares mais importantes do que o compromisso que assumem consigo e com a equipa. Continuam a gostar da família, dos amigos, da escola, do lazer, no entanto, são seres únicos capazes de se entregarem para atingir os seus objectivos de forma saudável.
O Desporto não é passatempo, é entrega, é vida e emoção!
Obrigada eu pela leitura e por ter conseguido passar a mensagem ?
Concordo, cada vez é mais importante as crianças terem ocupações, que permitam o desenvolvimento de competências de forma lúdica e inconsciente para elas a importância desta prática, como por exemplo o desporto. Parabéns, educadora Carla Félix, pelos seus textos.
Obrigada.
Quanto mais pais pensarem sobre isto melhor! 🙂