metas e objetivos

Licensed through http://www.canstockphoto.com in accordance with the End User License Agreement

Filhos, Metas e Objetivos

A semana que antecede a passagem de ano, é uma altura em que muitas famílias fazem uma retrospectiva do ano que está a terminar, o que correu bem, o que correu menos bem, quais os objetivos que conseguiram alcançar e os que se perderam pelo caminho…  Após esta análise, é chegada a altura de formular os desejos e objetivos para o ano que está a entrar, novas metas, novos planos, novos hábitos.

Como pode ajudar o seu filho a definir metas e objetivos para o novo ano?

As crianças ficam mais motivadas para definir os seus objetivos se o fizerem em conjunto com os pais. Tente evitar um dos erros mais frequentes que os pais cometem, definir objetivos para os filhos sem os consultarem.  Se Perguntar ao seu filho o que ele quer, precisa ou deseja a sua tarefa enquanto pai ou mãe será muito mais fácil e a probabilidade de os mesmos serem alcançados com sucesso aumenta exponencialmente.

  • Sente-se com o seu filho(a) e proporcione-lhe desafios que lhe permita identificar quais são os sonhos, desejos e necessidades dele(a).
  • Assim que conseguir identificar, quer seja através de verbalizações, de desenhos ou até mesmo de uma brincadeira, comprometa-se a ajudá-lo(a) a realizar o primeiro passo para atingir essa meta, definir o seu primeiro objetivo.
  • Para atingir essa primeira meta o seu filho(a) precisa de uma estratégia e de identificar quais as ferramentas que vai precisar.
  • Ajude-o(a), mas não faça por ele(a). Estimule o pensamento através de questões orientadoras que vão criar organização, compromisso e persistê

A concretização destes pequenos passos, têm um impacto muito grande na vida das crianças, reforçando a sua auto-estima, capacidade de realização e confiança, assim como na resolução de problemas. Mas, ainda mais importante, elas vão sentir a satisfação e a confiança que vem de estabelecerem uma meta e a conseguirem realizar com sucesso.

Não se esqueça que:

Os objetivos que definir devem ser úteis e motivadores, devem ser adequados à faixa etária da criança e devem  representar um equilíbrio entre  o desafio, as competências e a satisfação.

Deixo-vos um exemplo, para que possam ter como ponto de partida para ajudarem os vossos filhos a definir um objetivo e um plano de sucesso.
A Catarina, gosta muito de ler, mas gostava de ler mais e mais depressa, porque assim conseguiria ler mais livros.

Juntas definimos um plano de 5 passos para tornar o objetivo numa realidade.

  1. Ser o mais especifica possível:“Quero ler livros maiores, com capítulos mais longos”.
    Vamos elaborar uma lista de livros adequados à tua faixa etária, com mais capítulos que os anteriores.
  2. Devem ser realistas e prever um alcance real:“ No inicio das férias de verão, quero ser capaz de ler mais e mais depressa”.
    Vamos tomar nota da data a que te propuseste atingir o teu objetivo.
  3.  Conseguir medir o teu progresso:“Quero ler um livro novo por mês”.
    Vamos elaborar uma tabela onde vais colocar o número de capítulos que o livro tem e quantos tens de ler por semana para conseguires ler um livro num mês.
  4. Identificar os obstáculos que podem impedir a concretização do objetivo: Vamos fazer um exercício e levantar hipóteses sobre o que pode acontecer que te impeça de ler um livro por mês Os teus irmão interromperem, estares muito cansada da escola…
  5.  Recompensar o comportamento adequado: “Gostava de ir sozinha com as minhas amigas ao cinema”
    Peço-lhe que escolha uma recompensa que a motive a continuar a atingir o seu objetivo.

E os seus filhos já definiram  objetivos para este ano? Do que está à espera para os ajudar?

Experimente e se tiver alguma dúvida, já sabe onde nos pode encontrar!

Ana Alvarinho, Psicóloga e Coach Familiar, Anny@Home
Para Up To Kids®

Todos os direitos reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.