Gesto Certo (pelo suporte básico da vida nas escolas)

LUÍS PACHECO, Setúbal, especializado em Administração Escolar pela Universidade Católica Portuguesa.

«Tento ser um cidadão ativo na comunidade. Neste sentido realizei várias iniciativas no concelho de Setúbal e Palmela no âmbito da temática Suporte Básico de Vida (SBV), incentivando a formação dos cidadãos leigos nesta matéria, promovendo uma participação cívica pró-ativa e reforçando a responsabilização social.»

Como docente acredito que a formação em Suporte Básico de Vida deve ser disponibilizada aos mais jovens desde cedo, pois só desta forma se conseguirá ter uma população mais informada e capaz de dar a resposta adequada nas situações de emergência médica em que é necessário fazer SBV, sendo que este implica obrigatoriamente, e em primeiro lugar, a realização de uma correta ativação do serviço de emergência médica – 112.

Assim, nasceu a obra GESTO CERTO, o primeiro livro infantil que aborda a importância dos elos da cadeia de sobrevivência e o algoritmo de Suporte Básico de Vida. O lançamento ocorreu no dia 1 de junho, na Feira do Livro de Lisboa e também marcou presença na Feira do Livro do Porto.

Para mim, o Gesto Certo é mais do que um projeto, é uma missão, porque aprender a Salvar Uma Vida é uma obrigação de qualquer cidadão.

GESTO CERTO | O LIVRO
O prefácio do livro é da Dr.ª Manuela Ramalho Eanes, presidente do Instituto de Apoio à Criança, que aceitou o pedido de participação neste projeto, dirigido pelo seu autor. Conta ainda com o apoio do INEM, que reconheceu publicamente o seu mérito e recomenda a sua aquisição.

Está associado à obra uma música, “O Poder e o Saber dos Teus Gestos”, letra e interpretação de Luís Pacheco e música de Pedro Gomes, que complementa o livro em termos de informação sobre a temática. Esta música é um Hino ao Suporte Básico de Vida e à sua importância.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=A1nKDVFqxYs]

Atualmente o GESTO CERTO já conta com quase meia centena de escolas inscritas para a sua apresentação, entre públicas, constituindo em si o primeiro passo para que a aprendizagem do Suporte Básico de Vida nas Escolas, seja uma realidade.

E estarei aqui, na Up To Lisbon Kids, todos os meses, a partilhar conselhos e a tornar-vos mais confiantes.

O AUTOR
Luis Jorge Nunes Pereira Pacheco, residente no concelho de Setúbal, especializado em Administração Escolar pela Universidade Católica Portuguesa, licenciou-se em ensino (variante matemática e ciências da natureza), em 1999. Professor cooperante e orientador de estágios, entre 1999 e 2001, dos Cursos de Licenciatura em Educação de Infância e Ensino Básico e de Professores do Ensino Básico de 1.º e 2.º Ciclos.

Docente desde 1998. Iniciou a sua atividade docente, e durante dois anos, em escolas particulares. Em 2001 entrou para o Quadro Distrital de Vinculação de Setúbal (atualmente com a designação de Quadro de Zona Pedagógica). Em 2009 entrou para o Quadro de Agrupamento.

Exerceu vários cargos de gestão intermédia de natureza pedagógica.

Em regime de acumulação de funções letivas, exerceu ainda atividade docente no ensino básico recorrente 1.º Ciclo na sua maioria a adultos da faixa etária sénior, no concelho de Palmela.

Até ao ano letivo 2013-2014 exerceu a função de Subdiretor de um Agrupamento de Escolas no concelho de Sesimbra.

Atualmente leciona a disciplina de matemática no 2.° Ciclo e acumula a função de diretor de turma.

É representante do ensino básico no Conselho Municipal de Educação de Sesimbra.

Cidadão ativo na comunidade, realizou várias iniciativas no concelho de Setúbal e Palmela no âmbito da temática Suporte Básico de Vida em parceria com entidades acreditadas pelo INEM, incentivando a formação dos cidadãos (leigos) nesta matéria, promovendo uma participação cívica pró-ativa e reforçando a responsabilização social.

 

AÇÕES | SUPORTE BÁSICO DE VIDA NAS ESCOLAS JÁ É UMA REALIDADE COM O GESTO CERTO
No dia 6 de outubro de 2014 o GESTO CERTO começou a sua digressão pelas escolas do país, levando a história do Gesto Certo e o Suporte Básico de Vida a todas as crianças. O GESTO CERTO disponibiliza também documentação neste âmbito cedida pelo INEM, no âmbito desta parceria.

Aqui ficam as primeiras 17 escolas, cujas datas e horas de apresentação já estão confirmadas. Estão ainda a ser marcados os dias e horas para mais 20 escolas, entre públicas e privadas. Faça já a sua marcação para gestocerto@gestocerto.pt

Externato António Sérgio
JI Palhacinho Vaidoso
EB1/JI Cremilde e Norvinda
EB1/JI Paio Pires
EBI Vale Rosal
EB1 Vale Figueira
EBI Nun’Álvares
EB1 Arrentela
EB1/JI S.João
EB1/JI Marco Cabaço
EB Charneca da Caparica
EBI Quinta do Conde
EB1/JI Fontainhas
EB1/JI Qta. Courel
EB1/JI Casal do Marco
EBI Charneca da Caparica
EB1/JI Louro Artur

Siga-nos no Facebook, e ouça a musica em  www.gestocerto.pt | Contate-nos: gestocerto@gestocerto.pt

1 thought on “Gesto Certo (pelo suporte básico da vida nas escolas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.