Gritar é descontrolar uma situação

TIPS FOR PARENTS 9 | Gritar é descontrolar uma situação

O grito é uma forma descontrolada de agir que provoca comportamentos negativos em espiral, isto significa que cada vez que grita a probabilidade de se tornar cada vez menos eficaz é enorme. Quando a criança ou o aluno se habitua a só alterar o seu comportamento perante o grito cria-se um ciclo difícil de quebrar. Gritar é descontrolar uma situação, é aumentar o risco do problema e descarregar no outro a nossa incapacidade de nos controlarmos e é modelar o comportamento do outro numa situação semelhante.

São muitas as famílias que relatam situações de gritos regulares em suas casas ou na rua, o primeiro passo para que isso não aconteça é você acreditar que tem o poder e a capacidade de não gritar e de utilizar essa energia para desenvolver comportamentos mais assertivos e com menor impacto negativo no outro.

Já pensou quanto tempo fica a ressoar na cabeça de uma criança os gritos dos pais e dos professores?

A criança, ao contrário do adulto, não tem filtros tão desenvolvidos para que isso não a afete, ainda que depois o demonstre de formas muito pouco perceptíveis.

Não vale a pena sentir-se frustrada se os gritos já fazem parte do seu dia a dia, ou se aconteceu uma ou outra vez. O que interessa é que daqui em diante faça o exercício de tentar controlar este impulso e acredite que é capaz.

imagem@123.rf

LER TAMBÉM…

O lado bom dos gritos!

20 táticas simples para evitares gritar com os teus filhos

Gritar não é uma forma de educar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.