HOW TO… GROW | A Musicoterapia…. Para melhorar a qualidade de vida

A musicoterapia tem como objectivo principal melhorar a qualidade de vida através do desenvolvimentos das capacidades, da reabilitação ou tratamento específico e adequado. No entorno Educativo conseguimo-lo estimulando as capacidades apresentadas por cada indivíduo e potenciando todos os mecanismos funcionais e emocionais que esta oferece.

Salientamos alguns dos benefícios que a musicoterapia pode aportar a esta população de forma genérica:

  • Físicos – preservar ou recuperar praxias, preservar ou aumentar a força, a mobilidade e a coordenação, relaxamento, reabilitar ou manter a motricidade fina, recuperar a marcha ou o andar normal, diminuir as sensações de dor e de cansaço.
  • Socio-emocionais – reconhecer e expressar emoções, melhorar a auto estima, melhorar a interacção social e as habilidades comunicativas, elevar o estado de ânimo, reduzir comportamentos disfuncionais e estados de agitação, potenciar a participação.
  • Cognitivos – estimular a memória e a capacidade de concentração, orientar-se no momento real, preservar de agnosias, facilitar a recuperação da linguagem.

A musicoterapia ajudar a manter ou restabelecer o bem estar físico, emocional, social e espiritual, para além de proporcionar uma ajuda para que as pessoas gozem de uma maior autonomia pessoal, já que aumenta a sensação de controle sobre o seu ambiente familiar/social e sobre a sua situação.

O que compreende um programa de musicoterapia?

Um programa completo poderá ter um alcance muito amplo. No entanto, não existem, ou existem muito poucas instituições no nosso país que tenham implementado ou apostado por este tipo de terapias, mas, e com a oferta e diversidade que já existe, cada vez a sensibilidade é maior.

Perguntas habituais…

Em que consiste uma sessão de musicoterapia?

Nas sessões de musicoterapia e consoante os objectivos terapêuticos pré-determinados, são realizadas várias actividades como:

  • Cantar canções
  • Tocar instrumentos
  • Improvisações vocais e instrumentais
  • Jogos musicais
  • Audições Musicais
  • Movimento e expressão corporal com música
  • Análise de canções
  • Pintura/desenho com música
  • Relaxamento com música

As sessões têm sempre uma estrutura preparada para cada grupo ou pessoa individual em função das suas necessidades, habilidades e capacidades para que resulte sempre uma experiência com êxito e agradável para os intervenientes.

Quem é, e o que é um musicoterapeuta?

Um musicoterapeuta é um profissional com uma vasta experiência e vinculação com a música e está comprometido em utilizá-la com finalidades terapêuticas, para ajudar pessoas com necessidades especiais.

As competências de um musicoterapeuta profissional incluem três âmbitos importantes: musical, clínico e musico-terapêutico.

  • Musical – uso de instrumentos de acompanhamento, domínio da voz, improvisação, direcção de conjuntos, composição, arranjos, conhecimento de uma vasta variedade de repertório e estilos musicais, entre outros, assim como técnicas pedagógicas relacionadas com a Educação musical que permita uma adaptação aos diferentes níveis dos participantes.
  • Clínico – empatia, capacidade de observação, respeito, conhecimento de técnicas de relação de ajuda e psicoterapêuticas em colectivos concretos, avaliação, elaboração e planificação de tratamentos, e comunicação e trabalho em equipa.
  • Musico-terapêutico – conhecimento da psicologia da música, compreensão dos fundamentos teóricos da musicoterapia, conhecimento das diferentes orientações metodológicas, conhecimento de literatura científica sobre a matéria, assim como domínio de técnicas musico-terapêuticas próprias de colectivos específicos.

 

Por Marco Henriques, Musicoterapeuta,na How To…
para Up To Lisbon Kids®

Todos os direitos reservados

No âmbito da educação somos um centro de explicações que se distingue claramente de todos os outros! Pretendemos, não só, formar bons alunos mas também jovens esclarecidos e competentes para tomarem decisões.

Mais do que uma marca associada a um espaço o nome HOW TO é um conceito! Um conceito pedagógico, aliado às tecnologias, que pretende transmitir o valor da aprendizagem e de como ela nos torna pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.