Marie Kondo – Destralhe o seu armário

Marie Kondo – Destralhe o seu armário

Todos nós já ouvimos falar da Marie Kondo, a Japonesa guru da organização e do método konmari. Este livro já vendeu milhões de cópias e é um método revolucionário e radical na arte da organização de casa.

Segundo Marie Kondo o excesso interfere muito no nosso dia-a-dia e dá dicas para termos só aquilo de que realmente necessitamos e que nos traz felicidade. Ela menciona frequentemente que “o espaço onde moramos afeta o nosso corpo“.

É um livro simples e que se lê rapidamente, mas por outro lado é um livro que nos incentiva a organizar a nossa casa e a nossa vida de uma forma convincente, com dicas certeiras e fáceis de introduzir no nosso dia-a-dia, levando-nos a uma vida mais simples e descomplicada.

O primeiro passo para que a organização funcione em pleno é destralhar, e segundo Marie Kondo é esta a raiz do todo o problema.

Neste artigo vou falar da parte de organização da roupa, e como destralhar radicalmente para depois organizar.

Destralhe de uma só vez

Marie Kondo acha que para a organização funcionar, devemos destralhar por categorias e não por divisão da casa, para assim termos uma visão mais ampla de tudo o que temos (roupa, calçado etc.) além do resultado ser mais rápido e imediato.

  • Comece por destralhar aquilo de que não gosta.
  • Deixe para o final as peças que possam ter algum valor sentimental ou apego especial.
  • Guarde somente aquilo de lhe traz felicidade e se sinta bem.

Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar

Arranje dentro do armário um lugar para cada peça e não saia desta ordem para assim saber sempre onde estão guardadas as peças.

Sectorize o armário

Padronize os cabides, e pendure as roupas por tipo e cor como se estivesse a sectorizar o armário, casacos, blazers, blusões, vestidos, saias, calças etc.

Organize todas as peças da mesma categoria juntas, para assim conseguir visualizá-las a todas, por exemplo cintos todos juntos, casacos todos juntos, t-shirts todas juntas, e por aí adiante….. Um erro básico que quase todos nós cometemos é distribuir pela casa os vários tipos de categorias, fazendo com que os focos de desordem reapareçam.

Nunca faça pilhas

Nunca, mas nunca faça pilhas com a roupa, é guardá-la sem critério organizativo e muito mais difícil de visualizar. Assim, para que todas as peças fiquem visíveis e se poupe espaço, a organização vertical é a melhor solução, até porque em pilhas (principalmente em gavetas) as peças do fundo não são visíveis e por sua vez não são usadas.

Não precisa de organizadores especiais

Na opinião da Marie Kondo, não são necessários grandes organizadores, porque para quem é desorganizado o excesso de organizadores serão inúteis e juntar-se-ão à desordem. As caixas de sapatos são para ela, excelentes organizadores.

Tenha rotinas que ajudem a simplificar o dia-a-dia

O simples facto de ao chegarmos a casa e termos um lugar específico para guardar cada coisa que trazemos (casaco, telemóvel, carteira, sapatos, etc.) e resistirmos à tentação de deixarmos os nossos pertences espalhados pela casa, ajuda muito na organização da casa e da nossa vida.

Estes são basicamente os pontos mais relevantes no que diz respeito ao método radical de organização das nossas roupas, mas que nos levam e muito a simplificar a nossa vida.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.