O que fazer se o seu filho engolir uma pilha?

O que fazer se o seu filho engolir uma pilha?

O que fazer se o seu filho engolir uma pilha?

O meu filho mais novo mete tudo na boca. De quatro irmãos, é o primeiro com que tenho de me preocupar com este assunto. Está constantemente a abrir os comandos da Tv, da box, dos brinquedos, etc para tirar as pilhas e colocar na boca. Embora saiba que pode engoli-las, trincar até sair liquido, engasgar-se etc., por serem pilhas relativamente grandes (AAA) estava sempre mais ou menos descansada.

Há tempos engoliu qualquer coisa e eu não sabia o que era. Ficou engasgado, a tossir e começou a mudar de cor. Bati-lhe nas costas, e quando coloquei os dedos na garganta para provocar o vómito, senti que empurrei algo para dentro. Fomos ao médico e tinha sido um bocado de espuma das espadas de brincar dos irmãos. Isto só descobrimos 2 dias depois quando saiu de livre vontade!

Neste episódio, o médico, os enfermeiros, os técnicos  que lhe fizeram o Raio-X todos perguntavam: “Acha que foi uma pilha?” Eu sabia que não. Aquilo que eu tinha sentido não era uma pilha, era mole. Foi então que me explicaram os perigos de engolir pilhas, baterias e magnéticos.

Os perigos de engolir uma pilha, baterias e magnéticos.

“A ingestão acidental pode causar lesões significativas e permanentes, e levar até mesmo à morte. Pequenas baterias, que podem ter o tamanho de um botão ou de uma moeda, podem alojar-se na garganta de uma criança, onde a saliva imediatamente desencadeia uma corrente elétrica, causando uma reação química que provoca queimaduras severas no esófago, em menos de duas horas. A gravidade da queimadura pode piorar, mesmo depois de a bateria ter sido removida. O tratamento pode envolver alimentação, uso de tubos de respiração e cirurgias.”

A pesquisar na net, encontrei este vídeo de sensibilização sobre o tema e apercebi-me que tenho todo um mundo de pilhas “menos óbvias” em casa e que podem ser um perigo para as crianças se não for vigiado.

Como prevenir que os miúdos engulam uma pilha, pequenas baterias e magnéticos?

Através da prevenção.

Proteja bem os utensílios com pilhas:

  • Coloque uma fita adesiva forte por cima das tampas das pilhas não aparafusadas;
  • Verifique as pilhas dos intercomunicadores do bebé (Normalmente não são aparafusados)
  • Separe os livros musicais numa prateleira alta para poderem brincar sobre vigilância: lembre-se que apesar do cartão ser grosso, ao fim de uma hora na boca, rasga com facilidade, deixando as baterias expostas.
  • Os bonecos e bonecas que falam, também contêm pilhas. Verifique o sistema de fecho das baterias e reforce-o, se achar necessário.
  • Alguns brinquedos oferecidos nos menus infantis trazem pilhas. Embora tenham fecho reforçado, muitas vezes a qualidade faz com que se parta o fecho e as pilhas ficam a descoberto.,
  • Verifique os comandos de garagem, de portões, comandos de fecho automóvel, do ar condicionado, dos aparelhos de música, balanças electrónicas etc. Se possível coloque uma fita adesiva de reforço por cima da tampa (Há fitas pretas que depois de colocadas praticamente não se vêem)  Normalmente, estes objetos não têm um fecho de segurança porque não são dirigidos a crianças.

O que fazer se o seu filho engolir uma pilha?

  • Procurar imediatamente ajuda médica.
  • Não deixar a criança comer, beber e não estimular o vómito.
  • Os sintomas podem ser similares aos de outras doenças, como tosse, produção de saliva, e desconforto. Como as crianças conseguem respirar normalmente, o diagnóstico pode ser difícil.

Neste vídeo sobre o caso real de uma criança que engoliu uma pilha moeda de Lithium, o testemunho de uma mãe, e a recuperação da criança.

 

 

 

1 thought on “O que fazer se o seu filho engolir uma pilha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.