O seu filho apresenta sinais de tensão?

TIPS FOR PARENTS 10 | Esteja atento a sinais de tensão

É muito importante que esteja atento a alguns sinais de tensão nas crianças, ninguém melhor que os pais para conhecer o seu filho e perceber que ele não está bem, mas para isso tem que estar atento às pistas que a criança lhe dá.

Alguns sinais de alerta

A criança que deixa de comer; que volta a fazer xixi na cama; que não dorme ou passa a ter um sono agitado; que desenvolve fobias; mais do que todos estes, preocupa-me quando uma criança evita o contacto olhos nos olhos em situações do dia a dia e demonstra apatia.

Quando uma criança está zangada é normal que evite olhar para si e não deve insistir que o faça, mas se o seu filho habitualmente conversa consigo e a olha nos olhos e de um momento para o outro a evita, principalmente quando lhe pergunta se está tudo bem, então é sinal de alerta. Fiz já alguns despistes em que se conseguiu evitar situações mais complexas porque pais atentos perceberam os sinais e recorreram a mim para que os ajudasse a perceber o que se passava. Por vezes não se passa nada de grave à luz de um adulto mas muito grave na cabeça de uma criança e se ela está em sofrimento temos que agir o quanto antes. Outras vezes infelizmente passa-se algo de grave, pode mesmo ser no interior de uma família e quanto mais cedo se analisar a situação menos danos provocará na criança.

imagem@sohu

LER TAMBÉM…

 

A infinita solidão das crianças de hoje

Cinco dicas para um desenvolvimento infantil saudável

Desenvolvimento infantil: consultar ou esperar?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.