Como preparar o quarto do bebé para a sua chegada

Como preparar o quarto do bebé para a sua chegada

A chegada do bebé é um momento de enorme felicidade e entusiasmo, mas também pode trazer alguma ansiedade. De forma a poder aproveitar e vivenciar o momento da melhor forma, é importante planear e organizar. Neste artigo, preparado em conjunto com o Habitissimo, vamos abordar quais os passos mais importantes na criação de um quarto de bebé, assim como algumas dicas ao nível de decoração e segurança!

Mobiliário

Todos nos sentimos atraídos pela decoração e mobiliário de bebé, mas tenha em conta um planeamento a longo prazo. Pense no quarto de bebé como uma divisão no qual o seu filho irá crescer e desenvolver-se, pelo que não deverá limitar demasiado o mobiliário. Isto fará com que tenha que mudar o quarto em pouco tempo, o que não é saudável para o seu orçamento.

Tente optar por gastos equilibrados, que satisfaçam as suas necessidades mais imediatas. Por exemplo, opte por móveis versáteis. A compra de uma cómoda que também é muda fraldas, traz diversas vantagens. Não só é um elemento que lhe permite guardar a roupa do seu bebé (que é geralmente pequena e não ocupa muito espaço), como permite que tenha à mão tudo o que necessita para a mudança da fralda, garantindo a segurança do seu bebé.

Organização do quarto de bebé

A organização de um quarto de bebé é fundamental. É importante que o bebé esteja num local organizado, que transmita serenidade. Opte por cores suaves e não deixe muitos elementos expostos, e otimize o espaço que tem disponível, colocando organizadores nas gavetas e caixas de arrumação.

 

organizar roupa do bebé Marie Kondo

Limpeza

Os bebés são particularmente susceptíveis a alergias, pelo que não deverá exagerar nas decorações. O quarto não deverá ter demasiada acumulação de artigos, de forma a ser facilmente limpo e prevenir acumulação de pó. Por outro lado, um quarto simples permitirá melhor fluidez no espaço e também permite um acesso mais fácil aos artigos que mais precisa!

É ainda importante que o quarto não tenha caixote de lixo. Após a mudança, as fraldas não deverão ser deixadas no quarto.

Iluminação

É importante que o quarto do bebé tenha uma boa exposição solar, de forma a evitar eventuais acumulações de humidade. No entanto, o berço e o trocador não deverão estar debaixo ou encostados a uma janela. Não só se trata de um elemento atrativo para os bebés (pela sua curiosidade de ver o que se passa na rua), como poderá deixar passar frio no Inverno (para garantir que isto não acontece, deverá isolar as janelas) e é importante que os bebés tenham uma temperatura amena e constante no seu quarto

6 Dicas de Segurança:

– Pinte o quarto do bebé com pelo menos 2 meses de antecedência, uma vez que as tintas possuem produtos químicos que se vão libertando durante algum tempo.

– Certifique-se que o berço é bem montado e é um elemento sólido, sem parafusos, pregos ou outras saliências perigosas.

– Evite o uso de tapetes e acumulação de peluches e outros elementos de tecido de forma a prevenir acumulação de pó.

– Evite mudanças bruscas de temperatura.

– Coloque proteções nas janelas, gavetas/portas e tomadas.

– Enquanto o seu bebé tem menos de 1 ano, não use almofadas.

Independentemente do tamanho do quarto do bebé, estes são os 4 elementos fundamentais que cada quarto de bebé precisa:

1. Zona de dormir (berço)

Opte por um berço certificado. Um berço certificado tem garantias de segurança, nomeadamente ao nível da separação das barras e da tinta usada (atóxica).

2. Zona de mudança de fralda (Trocador)

Na compra do seu trocador, opte pela funcionalidade. Deverá ter fácil acesso a todos os artigos de que necessita para a mudança da fralda. É igualmente importante que seja um espaço confortável para o bebé.

3. Zona de amamentação

De forma a que possa amamentar de uma forma tranquila, e sendo que passará muito tempo na poltrona/cadeira que escolher, é muito importante que seja um elemento muito confortável e de preferência de braços. Deverá ainda ser uma peça de fácil limpeza!

4. Zona de arrumação (cómoda)

Como referido anteriormente, existem artigos de mobiliário versátil, que combinam a função de trocador com a de arrumação. Caso opte por elementos separados, deverá optar por uma cómoda com arrumação suficiente. Opte ainda por separadores para poder maximizar o espaço útil de arrumação e ter o que necessita mais facilmente ao seu alcance.

 

Aproveite este momento especial da sua vida e lembre-se, um planeamento antecipado tornará tudo mais fácil!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.