Organizar a casa para a chegado do bebé

Organizar a casa para a chegada do bebé

Organizar a casa para a chegada do bebé

A gravidez é uma fase de muita alegria mas também de grande ansiedade para os futuros pais, principalmente se é a primeira gravidez. Antes da chegada do bebé é importante tratar de todos os preparativos inerentes à chegada. Assim, quando regressar a casa do hospital com o bebé, tudo correrá da melhor maneira.

Como a gravidez é longa, os pais têm tempo suficiente para conseguirem organizar e planear devidamente a chegada do bebé, até porque a vida com filhos muda radicalmente, e abre-se uma porta para uma nova geração.

Veja abaixo as dicas, para deixar a sua casa prontinha para receber o pequenote que aí vem!

Quarto decorado, organizado e arrumado

É essencial que o bebé tenha o seu próprio quarto, mesmo que nos primeiros meses durma no quarto dos pais.

A parte de decorar, organizar e arrumar o quarto do bebé é sem dúvida altura de grande excitação e alegria para os pais, porque querem que tudo fique perfeito na hora de receber o rebento.

Evite comprar muitos móveis e acessórios para montar o quarto do bebé, o que é importante é que este seja acolhedor, confortável, prático, seguro e já agora bonito!

Os móveis indispensáveis para o quarto do bebé:

  1. Um berço (atenção à distancia entre as grades e à legislação em vigor!).
  2. Uma cómoda com trocador de fraldas.
  3. Um armário.
  4. Uma cadeira de amamentação
  5. Uma mesa de apoio.

Claro que esta escolha deve ser gerida de acordo com o espaço disponível, e a disponibilidade financeira dos pais. Poderá optar por móveis combinados, e ter prateleiras de apoio, em vez de mesas.

Evite ou minimize o problema da limpeza, comprando unicamente objetos e acessórios decorativos de limpeza fácil e que não acumulem muita poeira, tais como, tapetes, peluches, almofadas, cortinados, etc.

As cores primárias do quarto devem ser suaves, para darem um ambiente mais tranquilo e delicado ao mesmo. Toques de cor podem ser usados com moderação em detalhes decorativos, mas sempre em harmonia com a decoração.

Tenha o quarto do bebé pronto e preparado para quando chegar do hospital, com todos os itens em lugares definidos.

Roupas e acessórios comprados

A melhor solução para que nada falte, é fazer uma lista com todas as roupas e acessórios que têm que ser comprados. Para que nada fique esquecido. Mas atenção não compre por comprar, ou vai ficar com um armário atafulhado de roupas que em poucos meses vão deixar de servir.

As roupas que não sirvam ao seu bebé, e que só serão usadas mais tarde, devem ser colocadas na parte de cima do armário em caixas, ou transparentes ou opacas com rótulos de identificação. Não há necessidade de encher o armário com roupas que não estão a uso no momento.

As roupas devem ser práticas de vestir e confortáveis para o bebé. O algodão é o tecido de excelência, porque permite que a pele respire e evita alergias e irritações. As peças de roupa não devem ter fechos nem botões nem nada que possa ser desconfortável para o bebé. Lembre-se que nos primeiros meses ele passa uma grande parte do dia deitado.

Tenha todas as roupas do bebé agrupados por categorias, para que tudo esteja junto, e não perca tempo a procurar determinada peça ou acessório.

Quando organizar as roupas do bebé no armário e cómoda, pense sempre que têm ser organizadas de uma maneira prática e funcional.

Cuidar das roupas e acessórios já comprados

Depois de comprar o enxoval, é óbvio que este terá que ser devidamente lavado e passado, portanto o ideal é fazê-lo no início do sétimo mês, para que tudo se mantenha limpo até ao bebé nascer.

Por fim, é planear a mala para hospital, isto por volta do 7º mês (aqui uma lista também é bem-vinda), com todos os artigos do bebé e da mãe necessários para o tempo que lá passar.

Antes de ir para o hospital é importante:

  • Deixar a casa limpa e organizada.
  • Fazer um stock de refeições congeladas.
  • Fazer compras para pelo menos duas semanas, porque no início não vai ter tempo de fazer compras.

Quando voltarem do Hospital já com o rebento, tenham uma agenda e anotem tudo o que diz respeito ao bebé.

Nomeadamente: vacinação, conselhos dados pelo Pediatra, etc.

Outra dica de ouro é estabelecer de imediato novos hábitos que por sua vez criam novas rotinas. Com a vinda do bebé tudo vai mudar e quanto mais organizada for a mudança, mais fácil será para todos.

Conforme o bebé vai crescendo, é importante dar atenção aos detalhes com a sua segurança na casa. Mas calma, mas não necessita de fazê-lo logo no início, até porque o bebé nos primeiros meses passa grande parte do tempo a dormir e a mamar.

Agora é só desfrutar da gravidez e esperar a chegada do rebento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.