Organizar o cantinho de estudo dos seus filhos

Ter um cantinho de estudo para as crianças fazerem os trabalhos da escola é fundamental, quer seja no quarto ou escritório, para que as crianças possam estudar sem serem incomodadas e terem um bom rendimento escolar. Deve ser um cantinho agradável, contudo desprovido de coisas desnecessárias, que estimule a criatividade e concentração.

Muito importante é também, a criança ajudar a organizar o cantinho de estudos e todo o material escolar (normalmente eles adoram fazer isso), afinal é a criança que o vai usar.

A mesa de estudo/ secretária precisa de ter o tamanho suficiente para que a criança possa manusear os livros e cadernos que está a usar no momento e ter espaço para ter um porta lápis, canetas e pouco mais, para evitar distrações e estimular a concentração, sendo assim essencial que a criança tenha um lugar organizado para estudar.

A mesa/secretária precisa também de gavetas para guardar o stock do material escolar. Os livros podem ficar em organizadores em cima de um móvel de apoio ou preferencialmente dentro do móvel de apoio (se o tiver) ou em prateleiras devidamente organizados.

A cadeira deve ser confortável e de preferência ajustável ao tamanho da criança ou então todos os anos terá que comprar uma.

A iluminação é muito importante. A mesa de estudo, de preferência, deve ficar junto a uma janela para ter luz natural ou então terá que ter um bom candeeiro a incidir sobre a mesa/secretária.

Todo o material escolar deve ficar acessível à criança, portanto tem que ser organizado de um modo prático e funcional.

Os cadernos da disciplina devem ficar junto com os livros. A criança ao pegar no livro sabe que o caderno está junto e assim fica mais fácil para a criança se organizar.

Evite ter junto à mesa/secretária brinquedos para a criança não se distrair e estudar concentrada.

Sempre que a criança acabar de fazer os deveres de casa e estudar, incentive-a a deixar tudo arrumado e a pasta/mochila feita para o dia seguinte “é de pequenino que se torce o pepino”.

Espero que estas dicas o ajudem a organizar o cantinho de estudo dos seus filhos e bom trabalho!

 

1 thought on “Organizar o cantinho de estudo dos seus filhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.