Os inimigos da organização

Todos nós sabemos o quanto a organização pode beneficiar as nossas vidas, este é um facto mais que comprovado. Então porque é que ainda há tanta gente a fazer “finca-pé” quando o assunto é organização? Por teimosia? Para justificar a falta de empenhamento? Quais são as suas razões?

De qualquer forma, há realmente alguns inimigos da organização que precisam de ser combatidos para se conseguir ter uma maior qualidade de vida e por sua vez mais felicidade.

  • O tempo é inimigo da organização, dizemos todos. Por outro lado pense, ao organizar a sua vida e a sua casa, ganha tempo, porque ao organizar vai poupar tempo futuro, necessário para fazer outras coisas de que mais gosta. Frases como, “não tenho tempo”, são ouvidas e ditas diariamente pelo mais comum dos mortais, é a resposta mais fácil para quem não quer, ou se está borrifando em ser organizado e desta maneira ninguém exige mais.
    O tempo é comum a todos, não existe diferença entre você e outras pessoas que conseguem atingir as mesmas metas. A diferença está na organização. Organização não é só organizar as gavetas e armários muito bonitos (também é importante) é uma atitude que exige determinação e disciplina.
    Sempre ouvi dizer que tempo é dinheiro por isso, pare de dizer “não tenho tempo” e tome a tal atitude que a vai fazer ganhar tempo.
  • A desmotivação, o cansaço físico e mental, são também inimigos da organização. Quer que a sua vida continue um caos? Pense bem, as vantagens da organização são tantas que é impossível cedermos ao desânimo e cansaço. Por isso pouco a pouco prepare-se psicologicamente, liberte a mente e vá em frente, comece, a sua vida vai mudar para melhor. Já viu a quantidade de energias positivas e ânimo que a organização trás para a sua vida?
  • O adiamento, “amanhã eu faço” o adiamento ou procrastinação constante é um grande inimigo da organização. Se não consegue arranjar um motivo plausível para o adiamento, tome medidas porque alguma coisa está errada. Se não consegue cumprir os objetivos que traça diariamente, é porque estes objetivos não existem na realidade, são objetivos que só existem na cabeça mas que não saem disso. É necessário efetivá-los para não nos sentirmos decepcionados nem decepcionarmos os outros, por isso siga o ditado, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!
  • Tralha, segundo estudos a eliminação da tralha reduz em 40% os trabalhos domésticos. Já viu como a nossa vida poderia ficar mais prática e facilitada se conseguíssemos acabar com a tralha? Pense bem! Todo o tempo e energia perdidos que poderiam ser direcionados para fazermos outras coisas de que gostamos mais, já viram o contrassenso? Acabar com a tralha é um processo longo que inicialmente leva tempo e energia, mas que nos conduz a uma vida mais feliz, menos stressante e mais prática.
  • O perfeccionismo, o perfeccionismo levado ao exagero, será também um inimigo da organização, porque leva a perda de tempo. Para um perfecionista, nada está bem, achando sempre que poderia fazer melhor e melhor. É completamente impossível alguém fazer tudo na perfeição, por isso aprenda com os seus erros, errar é humano e não use a organização para atingir a perfeição.
  • O descalabro financeiro, se não for organizado financeiramente, este é um problema sério. Comprar compulsivamente sem olhar para o amanhã. E o que provoca a falta de espaço e excessos para tudo o que compramos? Desordem total, tanto na casa como monetariamente. É importante fazer um planeamento mensal do dinheiro que entra e do que sai porque só dessa maneira conseguimos controlar as nossas despesas.

Se quando acabar de ler este artigo, se sentir impelida/o a começar a organizar a sua casa e a sua vida, não esmoreça e faça-o!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.