Outubro é mês de Halloween!

Outubro é mês de Halloween!

Outubro é mês de Halloween!

Outubro é mês de início de atividades extracurriculares, de chegada da chuva, de muitos santos, de comemoração da implantação da república, (este ano) de eleições e de Halloween!

Pelo menos desde que a tradição anglo-saxónica invadiu a Europa e inundou o nosso Dia das Bruxas de consumismo e capitalismo!

As crianças deliram, os pais nem tanto. Mas a verdade é que um mês antes se começa a falar de máscaras, pinturas, festas, lanches e muitas outras surpresas arrepiantes! Na realidade, o conceito de Halloween remonta aos tempos celtas do século XVII, em que se dedicava um dia a relembrar e celebrar os mortos.

Atualmente, o conceito base alargou-se e apesar de alguma alusão a tudo o que provém de outro mundo, este dia tornou-se célebre pelas máscaras, partidas e os famosos “trick or treat” que encantam os mais novos que batem de porta em porta em busca de doces e guloseimas.

Existe uma série de lojas onde os pais podem comprar fatos e acessórios a preços acessíveis e agora, até os hipermercados disponibilizam uma variedade enorme de opções. Contudo, não só de fatos e guloseimas se faz o Halloween. É importante estimular os sentidos dos mais novos com diferentes actividades, que lhes permitam compreender o espirito e mensagem da época ao mesmo tempo que se divertem em projectos de grupo.

Também aqui, a língua inglesa, assume um papel fundamental.

O de levar os mais novos até às raízes, origens e tradições de Halloween. Desde o vocabulário e adereços até às comidas típicas, actividades e rituais, é possível transmitir aos mais pequenos os conceitos de cultura e tradição, de uma forma inovadora e dinâmica.

Importa não só deixá-los brincar, porque são crianças e essa é a tarefa mais importante das suas vidas, mas também, ensinar-lhes a origem das coisas. É fundamental perceberem o que comemoram, porque comemoram, como devem comemorar. Seja o Halloween, a Páscoa ou o Natal, trata-se da transmissão de valores e essa é a missão mais importante de todas. Missão que educadores e professores, em conjunto com os pais, abraçam todos os dias de corpo e alma.

Claro que a época é de festa e por isso nós, adultos, devemos alinhar com os mais novos e aproveitar o (escasso) tempo que temos livre. Durante este mês, museus, bibliotecas e outros espaços comemoram o Halloween de forma animada e interactiva, tal como nos centros Helen Doron. O que interessa é que nos envolvamos em conjunto com os mais novos. Seja em desfiles de máscaras, tardes de culinária, storytelling ou outras actividades que encantam todas as idades!

A oferta é vastíssima…basta escolher!

1 thought on “Outubro é mês de Halloween!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.