Em toda a nossa vida vamos sempre ter que trabalhar com outras pessoas. Trabalhar com os outros é fundamental para atingirmos os nossos objetivos. A verdade é que sozinhos, não conseguimos reunir todos os recursos que precisamos e quanto mais cedo conseguirmos entender isto, mas fácil será realizar boas parcerias. E por boas parcerias, entenda-se parcerias em que todos ganham! (win-win situation)
Mas o que são parcerias ganha-ganha?
Parcerias ganha – ganha é reconhecer que precisamos dos outros. Esta competência permite que a criança entenda os méritos das parcerias e para a forma correta de as abordar, salientando a importância de haver um equilíbrio entre o que recebemos e o que oferecemos para que todos ganhem.
O primeiro passo é listar as nossas necessidades e, de seguida, identificar potenciais parceiros para suprir cada uma delas. Desta forma é mais fácil encontrar uma solução e colocá-la em prática. Como referimos no artigo anterior, Organização e Planeamento, é sempre bom incentivar a criança a planear e a organizar as suas tarefas e projectos.
Acreditamos que trabalhar com os outros é fundamental para atingirmos os nossos objectivos. Ao formar parcerias já é meio caminho andado para conseguirmos ultrapassar o problema que temos. É claro que nem sempre é fácil formar parcerias, muito menos encontrar um equilíbrio entre o que recebemos e o que oferecemos. Como adultos, conhecemos perfeitamente aquelas situações em que, por mais que tentemos, não conseguimos estabelecer uma parceria. Ou porque os objetivos não são os mesmos, ou porque não estão dispostos a ceder ou por outra razão qualquer.
Para que seja possível evitar estas situações, acreditamos que o espírito de colaboração deve incutir-se desde cedo.
Como é que posso ensinar o meu filho/aluno a fazer parcerias ganha-ganha?
Crie situações em que a criança tenha que negociar e criar parcerias, através de jogos ou brincadeiras. A ideia é desenvolver a capacidade de negociação e de concretização de parcerias.
O objectivo é ajudar a criança a adquirir hábitos de parceria que começam por saber oferecer o valor certo para que ambas as partes saiam a ganhar. Aprender a colocar-se na posição do outro e não partir para uma parceria focado apenas no que se pode ganhar, mas com a preocupação de que todos os parceiros envolvidos possam beneficiar.
Quando pensamos num parceiro devemos imediatamente pensar nos dois pratos de uma balança e pensá-los de forma a que estejam equilibrados. Num lado, o prato do que precisamos e no outro, prato aquilo que podemos oferecer. Esta é a forma mais fácil de entender o que são parcerias ganha-ganha.
Uma vez mais o objetivo é alertar a criança para os méritos das parcerias e para a forma correta de as abordar, fazendo notar a importância de haver um equilíbrio entre o que recebemos e o que oferecemos para que todos ganhem. Se um dos parceiros perder, a relação nunca será duradoura, se é que alguma vez chegará a estabelecer-se uma relação.
Ajude a criança a entender que um parceiro é como os dois pratos da balança e pensá-los de forma a que estejam equilibrados. Num lado o prato do que precisamos e no outro o prato do que oferecemos.
Para empreender eu faço parcerias em que todos ganham!
Por Miriam Silva, StartIUPI
para Up To Lisbon Kids®
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