Kit de estratégias para pais em tempos de pandemia

Kit de estratégias para pais em tempos de pandemia

Kit de estratégias para pais em tempos de pandemia

É pai ou mãe e está a tentar controlar-se e não consegue? Sente que as coisas estão cada vez piores?

Então este artigo é para si!este artigo é para si!

Pensei naquilo que sentiu ou que provavelmente ainda possa estar a sentir, neste momento de pandemia que se afigura deveras desafiante e difícil. Nestes tempos, onde tem sentido um turbilhão de emoções e, onde a responsabilidade em gerir situações inesperadas tem feito parte do seu dia-a-dia, nomeadamente:

  • situações que se apresentam familiares como trabalhar em casa com os seus filhos por perto;
  • ser pai ou mãe e professor ao mesmo tempo;
  • tentar controlar as emoções dos seus filhos e as suas próprias emoções, perante a incerteza e o medo;
  • não puder socializar ou sair com os amigos; entre muitas outras situações.

Neste artigo, vou dar-lhe algumas dicas para que se sinta mais tranquilo e para que se lembre que não está sozinho.

Kit de estratégias para pais em tempos de pandemia

1. Dê segurança ao seu filho, criando rotinas

As crianças crescem sempre com rotinas associadas, algo que lhes fornece uma certa estrutura e previsibilidade no seu dia-a-dia. Diante de tantas mudanças e incertezas, face à conjuntura atual, ao fornecer ao seu filho horários, expectativas claras, regras conscientes e consistentes e alguma previsibilidade, estará a tornar o seu mundo mais seguro.

2. Invista algum tempo de qualidade

Tire um momento do seu dia, mesmo que em doses curtas de 15 a 30 minutos e, sinta-se inteiramente conectado e disponível para o seu filho. Aproveite para brincar ao ar livre, conversar, dar um passeio ou realizar uma atividade em conjunto. O facto de as crianças saberem que terão toda a sua atenção e disponibilidade sem interferências ou distrações, poderá ajudar muito a melhorar o seu humor e comportamento. Reflita como é prazeroso quando alguém de quem gosta reserva um tempo só para estar consigo, para o ouvir e falar, estando inteiramente presente.

3. Crie na sua casa o “recanto da reflexão”

Sempre que os ânimos se exaltam, o que inevitavelmente acontecerá entre pais e filhos, será útil ter um lugar calmo e seguro, onde filhos e pais poderão se acalmar e refletir. Poderá servir igualmente para momentos em que se encontrem stressados, agitados e necessitem de fazer uma pausa. Este poderá ser um local útil para pais modelarem o comportamento dos filhos, ajudando-os a autorregularem-se, a acalmarem e sobretudo a cuidarem de si. Dependendo da idade do seu filho, este poderá levar para o “recanto da reflexão” um diário, um peluche, a sua música favorita, entre outros objetos.

4. Tenha uma reunião familiar semanal

Partilhem entre todos como correu a semana. O que correu bem/menos bem, algo que algum elemento da família fez e que apreciaram. Muito importante, diga ao seu filho que notou que ele teve um comportamento positivo, uma atitude generosa, uma boa escolha durante a semana e dê reforço positivo genuíno. Partilhem preocupações ou dificuldades sentidas ao longo da semana e colaborem, procurando uma solução juntos. Aproveite para criar regras e consequências, mas envolva as crianças no diálogo para que se sintam parte da solução e do processo. Terminem, programando uma atividade familiar divertida, que todos esperem ansiosamente.

5. Crie pequenos momentos de escape

Especialmente para os pais que trabalhem em casa e que não tenham a rotina casa-trabalho e trabalho-casa, e que sintam a monotonia a pairar. Após terminar o seu trabalho reserve 3 a 5 minutos de transição para descomprimir, por exemplo, poderá ouvir uma música serena e agradável, sentar-se numa cadeira e meditar, alongar um pouco e relaxar.

6. Reserve tempo para prestar atenção aos seus sentimentos, emoções, pensamentos e comportamentos

  • Prestar atenção a si com uma consciência plena, poderá fornecer-lhe informações relevantes sobre o seu nível de funcionamento e bem-estar.

Imagine um “termómetro de stress” com uma escala de 1 a 10, onde o 1 representa quase nenhum stress e 10 o nível mais alto de stress. Pode mesmo, desenhar esse termómetro para que o possa analisar ao pormenor. Pense quando está no nível 3 ou 4 o que está a acontecer ao seu corpo? O que está a pensar e a dizer para si mesmo? Faça o registo escrito do que está a acontecer consigo (por exemplo, se os seus músculos ficaram tensos; se a sua respiração ficou mais acelerada). Responda às mesmas perguntas, mas para o nível 5-6 e 7-8, caso seja aplicável e observe o seu corpo, os seus pensamentos, as sensações corporais que sente e comportamentos. Reflita. Essas reações, podem ser pistas para que você possa prestar atenção atempadamente e reconhecer o gradual aumento de stress e a proximidade à zona de perigo.

  • Seja proactivo e faça um plano, registando num papel tudo aquilo que poderá fazer quando perceber que o seu “termómetro de stress” está a subir.

Por exemplo, quando se encontrar no nível 3 ou 4 de stress, poderá retirar-se para um local calmo e respirar fundo, pensando que o seu filho terá menos hipóteses de o irritar ou piorar um comportamento, se você estiver tranquilo e calmo. Não são tempos fáceis para os pais. Mas dedicar algum tempo para ser consciente e proactivo poderá ajudar muito a enfrentar os desafios diários e dificuldades durante esta fase em que vivemos

Abraço de coração a minha profissão, procurando transformar a vida de muitas crianças, jovens e adultos, ajudando-os a redescobrirem-se, a valorizarem-se e a sentirem-se verdadeiramente felizes e especiais.
Psicóloga Clínica , Tânia Daniela Carvalho

Primo pela ética profissional que a minha profissão exige, pelo respeito, responsabilidade e profissionalismo. Só assim será possível uma conexão segura e verdadeira.

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