Preparar o armário para a Primavera/Verão

Com a chegada do bom tempo, vem a necessidade de mudar a roupa sazonal e fazer uma limpeza geral no seu armário.

Se ainda não definiu a organização, nem pensou na maneira mais prática e funcional de o organizar, agora é a altura ideal para o fazer, uma vez que ao mudar a roupa e esvaziar o armário, terá oportunidade para fazer essa análise tão importante para que a organização funcione.

O primeiro passo para preparar o armário para a Primavera/Verão, claro, é retirar toda a roupa do armário e fazer uma limpeza, para limpar o pó ou alguma sujeira acumulada. Esta limpeza poderá ser feita da forma que habitualmente faz, ou seguir o meu conselho e limpá-lo com um pano e álcool. Este método é no meu entender mais eficiente, porque as superfícies secam mais rapidamente e não é necessário esperar que o armário seque para começar a arrumação.

O segundo passo é de extrema importância, destralhar, sem este passo o melhor é esquecer a organização e continuar a empurrar roupa para que esta caiba no armário ou gaveta e esperar que funcione!

Destralhar é a palavra-chave para que a organização resulte e cumpra o seu objetivo, que é facilitar a nossa vida no dia-a-dia.

Para que o quarto não fique uma desordem total, a melhor maneira é colocar em cima da cama, cada categoria de roupa e começar a destralhar, isto é, separar aquilo que quer manter, daquilo que vai desfazer-se, porque não gosta, não serve ou que não lhe fica bem. Este passo é sem dúvida a parte mais difícil e mais demorada, até porque é aqui que vamos escolher o que fica e o que vai.

O terceiro passo é pensar na sua organização, e como gostaria que ficasse cada categoria de roupa, de forma a manter tudo prático e à mão, nunca esquecendo que cada peça de roupa tem que ter o seu lugar definido, esta é outra regra de ouro da organização, “cada coisa no seu lugar”.

Ao organizar vai conseguir poupar tempo e dinheiro. Tempo na procura das peças de roupa no armário, e dinheiro porque vai saber exatamente o que necessita de comprar, evitando assim duplicação de peças.

Organizar não é o mesmo que arrumar. Organizar é pensar em soluções que se adequem à sua vida e que a facilitem, enquanto arrumar é colocar cada peça no lugar destinado.

O quarto passo é arrumar todas as peças nos lugares definidos pela organização que fez, isto é, o que vai ser pendurado, o que vai ficar em prateleiras e o que vai ser guardado em gavetas, de maneira a que tudo fique prático e à mão.

A arrumação deve ser feita da seguinte maneira:

  • A roupa de Inverno deve ficar em caixas, na parte de cima do armário. Na minha opinião, e mesmo que tenha bastante espaço no armário, é colocar a roupa sazonal e que não está a uso, na parte de cima do armário, além de ficar com mais espaço, consegue visualizar facilmente tudo o que vestir nessa estação, sem ter que estar à procura de determinada peça entre casacos grossos e camisolas, acredite esta é a melhor solução!
  • Use cabides sempre da mesma cor e coloque o gancho do cabide virado para o fundo do armário, fica mais fácil retirar o cabide. Deixe sempre uns centímetros entre cabides para a roupa não se amarrotar.
  • Evite colocar mais do que uma peça em cada cabide, para que ao retirar a peça do cabide não caiam as outras peças.
  • Dobre as roupas de forma uniforme, isto é, todas as do mesmo tamanho. Caso tenha dificuldade em dobrá-las iguais, use uma revista para o fazer.
  • Agrupe todas as peças similares e coloque-as no mesmo espaço do armário, vestidos com vestidos, t-shirts com t-shirts e por aí fora….
  • Organize por cor, ajuda muito na hora de escolher determinada peça, além de visualmente ficar muito mais bonito.
  • Evite fazer pilhas de roupa, já viu o quanto é difícil retirar uma t-shirt do fundo da pilha ou visualizá-la? A melhor solução é fazer rolinhos, dispostos ordenadamente, uns ao lado dos outros.
  • O calçado deve ficar ou na parte de baixo do armário ou caso não seja possível e tenha que os colocar junto com a roupa, ponha-os (sempre limpos!) em caixas com visor transparente. As botas de cano alto para melhor conservação devem ficar em pé (use revistas dobradas ou garrafas de plástico dentro do cano para mantê-las em pé).
  • A roupa interior e pijamas devem ficar em gavetas, dentro de caixas organizadoras. Já viu como ficaria esta gaveta, com montes de peças pequenas, sem organizadores? Um verdadeiro pesadelo!
  • Use e abuse de organizadores para colocar as suas bijuterias e pequenos artigos (óculos do sol, etc.).
  • Caso não tenha espaço no armário, coloque ganchos nas portas para colocar cintos ou écharpes.
  • As carteiras, se possível, devem ficar em prateleiras e ordenadas por cor.
  • As roupas mais usadas devem ficar ao alcance das mãos e olhos, para que não perca tempo a procurá-las e não fiquem perdidas no fundo do armário.

Depois de destralhar, organizar e arrumar é necessário manter, por isso é tão importante devolver cada peça ao seu lugar definido, para que não haja perda de tempo na procura de determinada peça.

Posto isto, mãos à obra e boa organização!

Em que é que está a pensar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.