Liderança parental

Qual o seu estilo de Liderança Parental?

A capacidade para resolver problemas familiares com eficiência, não se resume a uma fórmula mágica, nem a algo reservado a alguns seres iluminados. Depende da compreensão daquilo a que chamamos estilo de educação e da adaptação deste estilo ao comportamento dos nossos filhos.

O nosso estilo de liderança parental e o facto de se harmonizar ou chocar com cada um dos nossos  filhos, influencia de um modo muito forte a dinâmica relacional da família, bem como o grau de sucesso que teremos enquanto pais.

Enquanto pais temos sob a nossa direção os nossos filhos e devemos guiá-los da mesma maneira que um líder guia e orienta a sua respetiva equipa. Cada pai e cada mãe tem um modus operandi próprio. Cada pai/mãe tem determinados comportamentos pelos quais opta quando lida com os filhos.

Porque é tão importante reconhecer o seu estilo de liderança parental?

Porque só assim poderá usar o seu conhecimento para moldar e determinar a reação dos seus filhos.

Existem 3 estilos, abordagens ou níveis principais de lidar com os filhos. Apesar de existir invariavelmente um estilo que nos define, nenhum é necessariamente permanente e, por isso, pode ser alterado para se adaptar à interação familiar. Podemos escolher estilos diferentes em circunstâncias e situações diversas.

Será que o seu estilo de liderança é mais autoritário, permissivo ou igualitário? Ou será um bocadinho de cada?

Um pai/mãe autoritário(a) não é sinónimo de ditador ou controlador e não deve ser considerado como tendo um estilo de educação negativo ou tóxico. Este estilo de liderança parental fornece o ingrediente essencial da estrutura que é necessária a muitas crianças.

Normalmente o estilo de educação igualitário tem sucesso na negociação de compromissos. Geralmente os pais que usam este estilo de educação reagem de forma atenta e sensível às necessidades das crianças.

Os pais que usam o estilo de educação, permissivo,  incentivam a liberdade de expressão de modo a aumentar a criatividade dos filhos e a permitir-lhes dar voz à sua opinião.

Como um camaleão muda de cor para se adaptar ao meio que o rodeia, também um pai/mãe tem de mudar para lidar com a criança que tem a seu cargo. Cada pai/mãe tem um largo espetro de comportamentos à sua disposição. Às vezes pode ter de escolher uma postura mais autoritária e outras vezes mais tolerante. Apesar de um pai/educador ajustar o seu estilo de liderança, não muda aquilo que é por dentro. Um camaleão não deixa de ser camaleão porque muda de cor.  O mesmo acontecerá consigo.

Tudo o que precisa de fazer é usar o melhor da sua personalidade para conseguir fazer sobressair o melhor da personalidade dos seus filhos. As relações definem-se pela reciprocidade. Os pais ensinam aos filhos as regras e os limites, por sua vez eles aprendem os padrões da reação dos pais e incorporam-nos nas suas ações.

Os esforços a desenvolver vão ajudá-lo a evitar os confrontos e a manter as suas interações num nível de relacionamento mais produtivo, todavia este processo reclama, claramente, muito trabalho da sua parte bem como empenho para desfazer e tornar a fazer diferente.

Aprender as nuances do estilo e mudar de cor, transformará dramaticamente as suas interações com os seus filhos e com a sua família.

No final saberá como inspirar nos seus filhos, com perícia e eficácia, o tipo de reações que são benéficas para a vida deles e para a vossa vida familiar.

Descubra qual o seu estilo de liderança parental.

 

Ana Alvarinho, Psicóloga e Coach Familiar, Anny@Home, para Up To  Kids®

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.