
Receita de 60 minutos para ser feliz
60 minutos para ser feliz
História da receita:
O tempo que temos é curto e passa a correr. A seguinte receita procura devolver alguma normalidade ao caos, lembrar que por muito pouco tempo que se tenha, às vezes temos de o usar melhor. Só saímos a ganhar.
Receita de 60 minutos para ser feliz
Ingredientes (para famílias pequenas ou numerosas):
– Disponibilidade q.b.
– Atenção
– Muito amor
– Sentido de humor moderado
Dificuldade: Fácil/Moderada
Tempo: Acessível
Preparação:
Esta receita está dividida em três partes iguais de vinte minutos. O ideal será que consiga conciliar as três diariamente. A ordem apresentada é apenas uma sugestão.
Primeira parte:
Converse com o seu companheiro sobre o seu dia. Nada de televisão ligada, nada de consultar o telemóvel de dois em dois minutos para ver o e-mail, nada de ter o tablet na mão, nada de “deixa cá ver o que é que os miúdos estão a fazer que estão muito calados”, nada de falar sobre problemas. Converse apenas. Partilhe algo engraçado sobre o seu dia. Não se queixe do trabalho nem do tempo que perdeu no trânsito nem a birra que o mais velho fez quando o proibiu de sair com os amigos por causa das notas. Só importam vocês.
Se não tiver companheiro, vale fazer uma vídeo chamada para a amiga que imigrou, ligar à sua mãe (relembre que o tema problemas é proibido), conversar com o seu irmão. O que importa é que fale, converse, partilhe o seu tempo com alguém, alimente as suas relações. Diariamente.
Segunda parte:
Dedique tempo ao(s) seu(s) filho(s) – Ajude-o a resolver o trabalho de casa, oiça o que ele tem a dizer sobre o seu dia, sobre o que aconteceu com os amigos, deixe-o contar uma piada e ria-se pelo esforço que ele fez (provavelmente inversamente proporcional ao nível da graça), brinque com ele sem ralhar nem lembrar que deixou os legos espalhados, a televisão ligada na sala, demorou imenso tempo no banho ou custou a comer a sopa. Este momento é para ser vivido numa bolha. São vinte minutos de puro amor. Aproveite-os.
Terceira parte:
É chegada a altura de se dedicar a si. Não se esqueça que são vinte minutos em que não deve preocupar-se com mais nada.
– Tome um banho demorado sem ser interrompida;
– Veja parte do episódio da série que começou a seguir em 2017 (é muito mais emocionante ver os episódios repartidamente, aumenta o suspense, não é?);
– Pegue no livro que tem na mesa-de-cabeceira e dedique-lhe a sua total atenção;
– Olhe-se ao espelho e veja quem lá está, converse com ela sem críticas;
– Adormeça no sofá sem culpa;
– Passeie com o cão pelas redondezas para fumar aquele cigarro da semana e ver a vista da cidade à noite;
– Todas as anteriores, se for capaz e se for importante para si.
Nota:
Para servir basta apenas um sorriso no rosto… E agradecer as coisas boas que tem – de certeza que encontra umas quantas.
Já tem meio caminho andado para ser feliz.