Protetor solar ISDIN anuncia 50+ mas só tem fator 15

Protetor solar ISDIN anuncia 50+ mas só tem fator 15

O protetor solar ISDIN Fotoprotetor Pediatrics Transparent Spray indica um fator de proteção solar (FPS) 50+, mas os testes em laboratório revelam que deveria estar rotulado com FPS 15.

A Deco, publicou no dia 31 de maio 2019 o seguinte comunicado:

“As associações de consumidores da Bélgica e de Espanha também adquiriram, nos respetivos países, o protetor solar ISDIN Fotoprotetor Pediatrics Transparent Spray 50+ e enviaram-no para laboratório. Os resultados foram iguais aos obtidos pelo produto comprado em Portugal.

Este produto entrou no grupo de protetores selecionados para o teste que publicámos na TESTE SAÚDE n.º 139 (de junho/julho). Tal como em todos os testes que realizamos, enviámos os resultados aos fabricantes antes da publicação. A ISDIN apresentou argumentos que justificavam a repetição do teste. Comprámos novamente o produto e enviámo-lo para laboratório. Os testes confirmaram os resultados: o FPS indicado no rótulo não deveria ser 50+, mas 15. Em consequência, a proteção conferida não é “muito alta”, como refere o produto, mas “média”.

O FPS indica a capacidade para filtrar os raios ultravioletas do tipo B (UVB). Mas é também necessário defender a pele da radiação do tipo A (UVA). De acordo com a Comissão Europeia, o índice desta proteção deve ser um terço do FPS indicado, o que também não é cumprido pelo ISDIN Fotoprotetor Pediatrics Transparent Spray 50+.

Os testes foram realizados num laboratório independente e certificado, seguindo as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO): ISO 24444:2010 Cosmetics – Sun protection test methods – In vivo determination of the sun protection factor (SPF) e  ISO 24443:2012 Determination of sunscreen UVA photoprotection in vitro.

Já demos conhecimento dos resultados ao Infarmed, para que verifique a situação e atue em conformidade.

A Direção-Geral da Saúde recomenda a utilização de um protetor solar com FPS mínimo de 30, independentemente do tipo de pele. Para as crianças, que têm a pele mais sensível, aconselhamos uma proteção superior.”

A Isdin reagiu à notícia nas suas redes sociais, onde podemos ler o seguinte comunicado:

“Em resposta à publicação da DECO (associação privada de Defesa do Consumidor) sobre os protetores solares ISDIN, junto enviamos em anexo o comunicado oficial que demonstra, em detalhe, a segurança do nosso produto.

NOTA INFORMATIVA: POSICIONAMENTO ISDIN SOBRE ESTUDO “DECO FOTOPROTEÇÃO”

Relativamente ao estudo da DECO sobre Protetores Solares no qual se indica que o produto ISDIN Fotoprotector Pediatrics Transparent Spray SPF 50+ confere uma proteção inferior à que é comunicada na rotulagem, apresentação comercial e publicidade, a ISDIN pretende destacar o seguinte:

● A ISDIN é uma empresa de referência na área da fotoproteção, que submete todo o seu portfolio de produtos às provas mais exigentes para garantir a sua eficácia.

Assim, as características do Produto que se fazem constar na sua rotulagem e nas peças publicitárias que lhe dizem respeito, entre as quais se encontram o Fator de Proteção Solar UVB (SPF) e a proteção UVA (UVA-PF), correspondem, em absoluto, aos resultados publicados em estudos realizados por entidades certificadas, especializadas, independentes e de grande prestígio.

Ler o comunicado completo aqui

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.