Será que o seu filho precisa de regras?

TIPS FOR PARENTS 11 | Regras e mais regras. Será que o seu filho precisa de regras?

A resposta é sem margem de dúvida SIM. A criança precisa de regras e precisa que os pais sejam consistentes na implementação dessas regras. A maioria das crianças tem pais que implementam e até conversam com as crianças sobre as regras mas depois muitos não são consistentes e quando isso acontece baralham aquela cabeça pequenina.

Imagine que eu quero muito jogar à bola na sala e sei porque já me explicaram o motivo de não o poder fazer, mas percebi que sempre que grito ou digo que estou com sono já posso jogar e ainda oiço a minha mãe comentar “ela está com sono é melhor não contrariar”, qual será o meu pensamento seguinte?

A criança pede regras e as regras dão-lhe segurança. Claro que não devem ser excessivas, até porque a criança deve poder experimentar o mundo. Houve um tempo em que a maioria das crianças tinham regras em excesso, não podiam isto, não podiam aquilo, não, não, não, o que também não era positivo.

Hoje a moda é diferente, muitas vezes elas não existem porque é extremamente difícil ser coerente com o nível de cansaço que os pais têm ao final do dia.  Mas não se esqueça, que mesmo sendo difícil numa fase, ser firme nas regras vai diminuir o desgaste da sua relação com o seu filho e isso terá consequências muito positivas a médio prazo.

imagem@sohu

LER TAMBÉM…

 

A infinita solidão das crianças de hoje

Cinco dicas para um desenvolvimento infantil saudável

Desenvolvimento infantil: consultar ou esperar?

 

1 thought on “Será que o seu filho precisa de regras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.