Criar espaço e oportunidade para as crianças conseguirem dar os primeiros passos sozinhas Ă© uma demonstração de amor e afecto verdadeiramente notĂĄvel por parte de qualquer cuidador. Mas estimular a independĂȘncia nos mais pequenos pode ser muito difĂcil, sobretudo quando esta parece representar simultaneamente uma ameaça ao territĂłrio de domĂnio dos pais. Muitas vezes, na minha prĂĄtica clĂnica, deparo-me com pais que insconscientemente alimentam esta dependĂȘncia, como forma de garantir o controlo  dos seus filhos, numa espĂ©cie de âmiminhos continuadosâ, que podem vir a custar um preço elevado no crescimento dos jovens.
Se queremos que as crianças de hoje se tornem adultos autĂłnomos e responsĂĄveis é conveniente ir fazendo pequenas atribuiçÔes de responsabilidade, de forma gradual e sem exageros! Uma criança que estĂĄ sempre âcoladaâ aos pais, sendo estes a resolver todos os problemas e questĂ”es que vĂŁo surgindo no dia-a-dia, ou tomando todas as decisĂ”es por si…  pode tornar-se um adulto inseguro, sem consciĂȘncia da responsabilidade e muito dependente da opiniĂŁo e aceitação dos outros.
Incentivar as crianças a crescer com segurança, implica abdicar do monopĂłlio lĂĄ de casa e ir dando voz, responsabilidades e âpoderesâ aos mais pequenos… Porque mais cedo ou mais tarde os seus filhos precisam resolver problemas e tomar decisĂ”es sozinhos! EstarĂŁo realmente preparados? A autonomia e independĂȘncia nĂŁo Ă© um processo imediato e biolĂłgico; pelo contrĂĄrio exige um treino e desenvolvimento que muitas vezes nĂŁo lhes proporcionamos.
Comece por pequenas tarefas em casa, como arrumar as suas prĂłprias coisas (brinquedos, roupas, outros objectos…), atĂ© como uma oportunidade dos mais novos desenvolverem uma noção de organização e arrumação… atitudes que irĂŁo ajudĂĄ-los pelo resto da vida.
Tarefas domĂ©sticas, como arrumar o quarto, juntar a roupa suja, arrumar os livros, pĂŽr e levantar a mesa, lavar a loiça. SĂŁo pequenas atividades que fazem muita diferença na vida adulta dos filhos (sobretudo nos filhos rapazes que sĂŁo tendencialmente mais poupados nestas tarefas… lembre-se que um dia, ele irĂĄ sair de casa e ser âdesenrascadoâ vai ser-lhe muito Ăștil!).
Ensine-o a ter opinião formada: converse com ele e discuta sobre assuntos da actualidade e que passam na televisão ou até mesmo sobre assuntos da escola. Incentive-o a falar sobre diversos temas e a dar sua opinião. Ouça com atenção, com curiosidade, sem julgamento, apenas questionando, com o objetivo de estimular a sua capacidade de pensar e reflectir os mais variados temas.
NĂŁo faça as coisas por ele (nomeadamente trabalhos de casa!). Orientar nĂŁo Ă© fazer por ele. A responsabilidade de fazer os trabalhos de casa Ă© do seu filho, o seu papel Ă© de âparticipante consultorâ, apenas apoiando sempre que ele tiver uma dĂșvida ou esteja com dificuldade em entender uma questĂŁo… caso contrĂĄrio que mensagem lhes estamos a passar? O que lhes estamos a ensinar?
Estabeleça regras e horårios: ensine-o a ter responsabilidade quanto aos horårios, por exemplo, não permita que chegue atrasado à escola, estabeleça horårios para ver televisão, jogar e brincar. Isso faz com que a criança se discipline e se torne um adulto responsåvel;
Seja efectivamente um exemplo para o seu filho: as crianças copiam os modelos dos pais, portanto seja um exemplo de responsabilidade para ele.
Faça com que ele veja como deve ser quando adulto.
NĂŁo basta exigir… Ă© importante mostrar como se faz.
Por Vera Lisa Barroso, para Up To KidsŸ
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