Uma janela aberta para o pensamento do seu bebé

Quando o bebé chora e os pais não sabem o porquê, provavelmente, sentem-se frustrados ou angustiados, vêem-se de mãos e braços atados sem saber como ajudar o seu bebé. Perguntam-se, o que se passará? E o seu bebé, infelizmente, até começar a falar, não consegue expressar-lhe por palavras aquilo que precisa ou como se está a sentir. Contudo, o bebé já é capaz de comunicar através do seu corpo. Ainda antes mesmo de usar as palavras para se fazer entender, o bebé pode comunicar pela linguagem corporal. Podemos identificar, desde cedo, as expressões faciais que manifestam alegria, contentamento e satisfação ou, por outro lado, as que nos mostram o seu desconforto ou aborrecimento. Para além desta comunicação simples e inata, e graças às investigadoras Linda Acredola e Susan Goodwyn  autoras do programa Baby Signs®, é hoje possível os pais compreenderem melhor os seus filhos quando ainda não falam, pois eles podem aprender a expressar-se por gestos.

O bebé comunica!

Em meados dos anos 80, as autoras do programa Baby Signs® documentaram vários casos da sua investigação, em que os bebés usaram intuitivamente gestos para se fazer entender. Esses “sinais” surgiram espontaneamente, como  necessidade de ultrapassar a barreira da frustração de não se fazerem entender. Como por exemplo, o bebé sopra quando a água do banho ou o leite está quente, ou faz “ão-ão” quando lhe quer dizer que viu um cão.

Este uso espontâneo de gestos é também comum entre nós, adultos. Ao longo do dia, quando conversamos, suportamos o nosso discurso em gestos concordantes, tornando a comunicação mais fluida e perceptível. Fazemo-lo naturalmente! E como é que faz quando viaja para um país estrangeiro e desconhece a língua natal? Damos por nós a usar muitos gestos!

Torná-lo simples para os bebés

Agora que já sabemos que o uso de gestos é natural para os bebés, o próximo passo é tornar simples o modo de utilização de um gesto adequado na circunstância certa para se expressarem, como por exemplo, quando têm fome, sono, quando querem pedir mais ou quando nos querem dizer que está um avião no céu. O programa Baby Signs® baseia-se na língua gestual americana (ASL), integrando sugestões de gestos criados pelos bebés, e portanto com as devidas adaptações para o tamanho das mãos dos pequeninos.

Benefícios mais relevantes

O uso de sinais tem efeitos positivos no desenvolvimento intelectual e da linguagem, e os efeitos emocionais na relação adulto-criança são igualmente benéficos!

Pense no seu dia-a-dia, quando comunica eficazmente com alguém, fazendo-se entender na perfeição, isso fá-lo sentir mais confiante e “ligado” com essa pessoa. Logo, na comunicação fluida e harmoniosa com o seu bebé, o sentimento de retorno será idêntico!

O uso de sinais com o seu bebé reduz as birras e a frustração; permite aos bebés expressarem as suas necessidades e partilharem os seus mundos; Enriquece as interacções adulto-criança e fortalece o laço afectivo entre ambos; Revela o quão astutos são os bebés e aumenta o “respeito” dos pais por eles quando ao entenderem o seu bebé lhe dão uma resposta assertiva; e ainda promove o desenvolvimento da auto-confiança e auto-estima dos bebés.

Abre-se assim uma janela para o mundo dos bebés e torna-se tão divertido comunicar!

Por Carolina Canto, Gymboree Dolce Vita Tejo,
para Up To Lisbon Kids®

Todos os direitos reservados

poster workshop baby signs (1)

1 thought on “Uma janela aberta para o pensamento do seu bebé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.