ālivros, cadernos, TPCās, agitaĆ§Ć£o e stress, queixas da professoraā
SerĆ” assim que muitos pais definem o inĆcio do ano escolar. Entre os horĆ”rios dos pais, osĀ trabalhos de casa, as actividades extra-curriculares e as rotinas diĆ”rias, as famĆlias acabam porĀ ter pouco tempo para interagirem com qualidade, ao contrĆ”rio do que acontece nas fĆ©rias.
Mas, nĆ£o tem de ser assim. As seguintes estratĆ©gias podem ajudar a contrariar a correria,Ā trazendo alguma qualidade de vida para o seu dia-a-dia:
– reveja a sua hora de dormir e a dos seus filhos: dormir bem e descansar Ć© fundamental paraĀ que, no dia seguinte, acorde com mais energia e mais confortĆ”vel. Ir um pouco mais cedo paraĀ a cama, vai permitir que se levante mais cedo e com uma maior sensaĆ§Ć£o de bem-estar;
– em vez do velho despertador ou do apito do telemĆ³vel, experimente acordar ao som da(s)Ā mĆŗsica(s) que mais gosta e, de preferĆŖncia, aquelas que lhe dĆ£o vontade de pular e danƧar. OĀ seu cĆ©rebro irĆ” libertar substĆ¢ncias que lhe darĆ£o mais bem-estar e o dia comeƧa bem melhor;
– se o seu filho(a) tem um despertar ādifĆcilā nos dias de escola (e ao fim de semana acordaĀ incrivelmente Ć s 7h da manhĆ£!), provavelmente nĆ£o estarĆ” a descansar ou suficiente ouĀ alguma situaĆ§Ć£o relacionada com a escola o estarĆ” a deixar desconfortĆ”vel. Pode experimentarĀ a estratĆ©gia anterior e, simultaneamente (mas noutra altura do dia), falar com ele no sentidoĀ de perceber se algo se passa;
– evite o stress ao pequeno-almoƧo. A primeira refeiĆ§Ć£o deve ser feita calmamente e semĀ pressas. Se o dia comeƧa apressado Ć© provĆ”vel que o seu filho permaneƧa agitado ao longo doĀ dia, chegando ao fim bastante mais cansado e rabugento;
– durante o jantar (ou preferencialmente apĆ³s a refeiĆ§Ć£o), procure conversar sobre o dia naĀ escola e partilhe, tambĆ©m, o seu. Ć provĆ”vel que a crianƧa ofereƧa alguma resistĆŖncia na faseĀ inicial, mas nĆ£o desista e continue a partilhar os seus momentos. Um dia ela comeƧa,Ā espontaneamente, a partilhar tambĆ©m os seus. E acima de tudo nĆ£o traga os āralhetesā daĀ professora para a hora das refeiƧƵes;
– quando a crianƧa vem da escola, permita que brinque um pouco antes de fazer os trabalhosĀ de casa. Podem criar em conjunto um quadro de horĆ”rios /actividades diĆ”rias, colocando-oĀ num local acessĆvel e visĆvel para todos. E cumpra o que estabeleceu. Se um dia deixa brincar eĀ no outro nĆ£o (por exemplo, porque estĆ” atrasada/o), a crianƧa deixa de saber com o que contaĀ e vai tentar brincar fora do perĆodo acordado.
– no fim de semana retire, pelo menos, uma parte do dia em que fica totalmente disponĆvelĀ para as crianƧas e para os momentos de lazer. Brinque, jogue, dĆŖ passeios e verĆ” renascer aĀ sensaĆ§Ć£o de quando estĆ£o em fĆ©rias.
Apesar das crianƧas serem habitualmente enĆ©rgicas e ativas, tambĆ©m precisam de pausas e deĀ momentos mais calmos.
Tenha presente que se os pais estiverem agitados Ć© certo que osĀ filhos tambĆ©m irĆ£o ficar.
Tente prevenir e evitar o mais possĆvel as situaƧƵes de stress nasĀ actividades diĆ”rias e verĆ” que a qualidade de vida em famĆlia melhorarĆ”, substancialmente.
Helena Coelho, para Up To KidsĀ®
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Ć, para mim, um privilĆ©gio poder ser facilitadora dessa mudanƧa e do conhecimento prĆ³prio.