
Escola do Futuro em Espoo | Finlandia
Escola do Futuro em Espoo | Finlandia
A Saunalahti School, em Espoo, oeste de Helsinque, funciona como uma metáfora moderna para a educação finlandesa: uma melhor arquitetura contribui para uma melhor experiência de aprendizagem.
A premiada empresa de Helsinque Verstas Architects construiu recentemente a Saunalahti School, que abriu suas portas no outono de 2012 abrangendo uma área de 10500 m² e contem um vasto programa, nomeadamente Escola Básica e Secundária, Jardim de Infância, a casa da juventude, uma sala de teatro, sala de jantar, biblioteca, ginásio entre outros. Prevê ainda espaços de utilização comum, de forma a beneficiar os moradores do bairro onde se situa. Esta é considerada a estrutura da Escola do Futuro.
O complexo Educacional foi construído na área adjacente à nova área residencial e permite uma abordagem alternativa à educação tradicional.
Os Arquitetos afastaram-se de um layout clássico e da divisão do espaço em salas de aula. O projeto tem como objetivo estimular o diálogo e o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças e jovens, permitindo que a aprendizagem se desenvolva num ambiente descontraído, enfatizando a cultura, as artes e capacidades físicas/motoras das crianças/educandos. Os espaços interiores estão intimamente ligados aos exteriores, de acordo com cada faixa etária, mas juntas constituem um todo.
Mais do que um lugar para estudar arte, matemática e literatura: a Saunalahti School pretende dar resposta às necessidades de alunos e da comunidade.
O modelo de sucesso da Saunalahti School
Classificada como uma das melhores instituições educacionais pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment – PISA), esta escola oferece mais do que formação académica: também estão à disposição serviços médicos de odontologia ou de aconselhamento, para garantir o bem-estar dos alunos.
Segundo a OECD as “escolas finlandesas tornaram-se uma espécie de destino turístico”, nos quais educadores e criadores de políticas de todo o mundo tentam decifrar qual “o modelo de sucesso”.
Salas de aula não tradicionais
A Saunalahti School foi projetada para promover a integração das salas de aula não tradicionais com a experiência educativa que possibilita novas maneiras de aprendizagem, tendo a colaboração como foco.
As paredes de vidro entre salas de aula permitem que os alunos trabalhem em grupo, um reforço da proposta pedagógica da escola. As grandes janelas com vista para o exterior permitem que as crianças interajam com o meio ambiente. As crianças adoram uma boa leitura sentados nos parapeitos das janelas.
As salas de aula, que também são ideais para workshops, têm portas de vidro sempre abertas a grupos de alunos vizinhos. Há espaço suficiente nos corredores para que os frequentadores possam sentar-se, trabalhar e estudar.
A arquitetura da escola foi criada em função da experiência de aprendizagem global, quer dentro quer fora das salas.
A arquitetura como preditor de uma melhor experiência de aprendizagem
A Saunalahti School é uma plataforma ativa e aberta à aprendizagem, à cultura e à comunidade.
Arquitetura foi concebido para apoiar as ideias pedagógicas da escola em busca de melhores resultados de aprendizagem. A abertura e o sentido de comunidade foram elementos fundamentais na concepção do edifício. Valorizam-se as artes e educação física. O edifício apoia a aprendizagem também fora da sala de aula e incentiva as crianças a usar espaços de forma aberta e não ortodoxos.
O coração do edifício é a sala multiusos, o ponto de encontro para todos os usuários. As brutas paredes de betão e o teto de carvalho suavemente curvando abraçam a envolvente e caracterizam o espaço. Os espaços de ginástica, salas de aula de oficinas e pátios de escolas são usadas pelos habitantes locais à noite e aos fins de semana.
O revestimento paredes exeteriores é composto por camadas horizontais de diferentes técnicas de alvenaria, para que os alunos toquem e experimentem sensações diversas.
No interior os arquitetos usaram materiais ecológicos recriando um ambiente caloroso e confortável.
As áreas comuns dedicadas à passagem estão pintadas de cores vivas, cada uma com uma cor específica, para que a orientação dentro do mesmo seja feita de forma mais fácil e intuitiva.
Fontes: livejournal, Incrível, finland.fi,verstasarkkitehdit
imagens@andreas meichsner
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.
Pois na Filandia não há tpcs.
Na Filandia não há rankings de escolas, são todas boas.
Muitas das aulas são de exploração e práticas.
Gostei de ver o programa linha da frente no passado dia 14.
Sim. Foi muito esclarecedor e interessante! 🙂
por ser educadora de infância e por encontrar diferentes modelos pedagógica para trabalhar com as crianças existe atualmente muitos modelos mas na pratica o resultado é muita burocracia horas a fio para os relatórios no entanto o ensino o prioritário é a criança ,procurar motivação para dar as crianças ferramentas para o mundo de hoje e de amanha .o modelo finlandês resulta perante as horas que tem de dia comparando ao nosso pais o fuso de horário é muito diferente a cultura latina europeia está ainda muito vincada ,enquanto na Finlândia começa cedo de manha pela 5h da tarde já é noite hora de deitar ,penso que atualmente os pais pretendem cada vez mais ocupar os seus filhos de modo que ao chegar a casa tem os tpc feitos ou tem por fazer onde questiono o lugar dos pais para conversar e conhecer seus filhos .