
Dúvidas comuns a todas as famílias sobre a colocação do filho no 1º ano
Estará o meu filho preparado para o 1º ciclo?
As pergunta que muitas famílias fazem nesta altura do ano antes de decidir se vão ou não inscrever o seu filho no 1º Ciclo:
- Estará preparado?
- Será capaz?
- Terá a concentração certa?
- Saberá o suficiente para entrar?
Dúvidas comuns a todas as famílias sobre a colocação do filho no 1º ano
Dúvidas pertinentes e que demonstram atenção e preocupação com o sucesso da criança, o seu desenvolvimento, aprendizagem e felicidade.
Competências Psicomotoras!
Acreditem são muito determinantes e com um impacto tão grande como se escreve o nome ou conhece os números (que tantas vezes acreditam que são as principais, e não são..)!
1.Postura e Equilíbrio
Estas duas competências são as que permitem à criança estar bem sentada, conseguir escrever em linha recta respeitando o espaço entre as linhas, movimentar os olhos adequadamente enquanto escrevem ou durante a leitura e não perder informação enquanto olham do quadro para as suas fichas ou cadernos.
2. Orientação espacial e temporal
A primeira diz respeito à noção de cima/baixo, trás-frente, próximo/distante, noções espaciais que se interligam com a lateralidade e que se reflete na caligrafia e matemática, por exemplo; a segunda influencia claramente a noção das frequências e duração de sons, ao próprio ritmo de leitura e escrita.
3. Noção de corpo
O esquema corporal, o conhecimento intelectual do nosso corpo que nos permite tocar com olhos fechados nas partes do corpo, por exemplo, é determinante para coordenar as partes do corpo e saber exatamente que parte do corpo utilizar para maior rendimento.
4. Motricidade fina
A capacidade de realizar movimentos de precisão com destreza e controlo como usar a tesoura, segurar o lápis, influencia desde a escrita à matemática.
Competências cognitivas
Atenção
A capacidade para se manter atenta e ser capaz de focar a sua atenção – Recordar que há tempos de atenção mínimos, pelo que não me refiro a uma atenção perfeita, em que a criança nem se mexe ou quase não pestaneja – mal seria;
Memória
Podemos aqui falar dos vários tipos de memória mas hoje limito-me a salientar a importância da memória auditiva seja para relembrar sons ou instruções e a memória de trabalho que nos permite no dia a dia relembrar-mos rotinas, atividades, tomar decisões com base na informação recolhida, escrever, ler, calcular, ordenar;
Linguagem
Desde a articulação, ao vocabulário à discriminação de sons, da linguagem recetiva (como receber instruções, pedidos por exemplo) à expressiva (expressar as suas ideias e argumentos);
Consciência Fonológica
Esta habilidade em identificar/manipular/relacionar sons é algo crucial para a leitura e na escrita;
Metacognição
Algo impactante na capacidade da criança em analisar uma atividade/tarefa/instrução e de autonomamente procurar resolver o desafio aplicando o conhecimento que já tem, adaptando estratégias para atingir os seus objetivos e analisando se estará ou não perto da resolução, por exemplo.
Terminamos falando das competências socioemocionais que se referem à capacidade que a criança tem de lidar consigo mesmo, com os outros e com os próprios desafios!
Competências socioemocionais
Autoestima e autoconfiança
A primeira diz respeito à estima que tem por si mesma e, a última, à confiança em si mesma para aprender, superar situações ou até mesmo tomar decisões.
Resiliência
Ou seja, ter capacidade para se adaptar a desafios e procurar superá-los. De certa forma, falamos também aqui da capacidade para gerir a sua frustração.
Empatia
Capacidade para compreender o estado emocional dos que a rodeiam. Atenção que isto não significa adotar esse estado e viver a situação pelo outro, mas apenas compreender que o outro se possa sentir de determinada forma, tendo em conta as suas experiências e contexto.
Inteligência Emocional
Identificar, nomear e reconhecer as suas emoções e as dos outros. Com isto também é importante referir que é muito importante que ao reconhecer as suas emoções que as saiba gerir.
Interesse na relação com o outro
Este interesse na relação com o outro ajuda a criança superar o seu egocentrismo, consistindo também numa oportunidade para desenvolver a sua capacidade em partilhar, a sua própria identidade e serve também como um reforço da motivação para acompanhar os amiguinhos nas suas aprendizagens!
É Educador(a), Pai/mãe, professor(a) ou Terapeuta e quer saber mais sobre este tema?
Aceda a formação totalmente online e assíncrona ‘Preparar para o 1ºCiclo: a criança e a família’
À paixão pelo seu trabalho com crianças com necessidades especiais aliou-se a paixão pela parentalidade nas Necessidades Especiais.
1 thought on “Dúvidas comuns a todas as famílias sobre a colocação do filho no 1º ano”