
Ferramentas da Educação
O amor, o exemplo e o diálogo são as ferramentas melhores e mais úteis que os pais podem ter à sua mão.
Quando os filhos nascem: não chegam com um manual de instruções ou com botões de ligar e desligar. Antes, são pessoas únicas e irrepetíveis, singulares, indefesas e que desde cedo precisam da ajuda dos pais para se desenvolverem, crescerem, amadurecerem e serem felizes.
Educar é um processo que não se faz num dia. Mais, Educar com Talento é um processo lento, através de um caminho de esforço, por vezes de sacrifícios e perseverança ao longo de toda a vida.
Vejamos agora as ditas ferramentas, podemos considerá-las como verdadeiras ‘varinhas mágicas‘, ‘pozinhos de pirlimpimpim‘… o que lhe quiserem chamar.
Amor: Educar com amor é saber ser firme sem perder a calma, é ser carinhoso, compreensível, paciente e justo. Na mesma medida que se recebe o amor, também depois se pode retribuir. Uma criança amada é um adulto capaz de amar.
Exemplo: Uma das formas de aprendizagem mais eficaz é sem dúvida o exemplo, tudo o que se vê, entra pelos nossos olhos sem pedir licença, sem filtros. Os filhos necessitam do exemplo dos pais, que se quer que seja coerente. Nesta aprendizagem aprende-se por impregnação.
Diálogo: A pessoa é um ser de relação com o outro. Precisa de comunicar, manifestar os seus sentimentos, desejos, experiências. Comunicar é pois, uma arte. Em Família existem vários tipos de comunicação: entre o casal; entre os filhos (e aqui distingo dos filhos mais novos e dos mais velhos) e a própria comunicação entre os irmãos. Como elemento comum, deverá ser um diálogo aberto, sincero, fácil, que acaba por revelar o que verdadeiramente vai no íntimo de cada um. Sem preconceitos, uma conversa desinteressada mas, essencialmente compreensiva, numa postura e atitude de olhar primeiro para o outro. Ou seja, ouvir-escutar com todos os ‘sentidos’.
Um conselho: Abusem destas ferramentas! São gratuitas e todos as possuímos!
Por Maria da Conceição Gigante, do Blog Educarcomtalento
imagem@livejournal.com
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.