
Gémeos verdadeiros ou Não?
Gémeos verdadeiros ou Não?
É das perguntas mais frequentes que nos fazem quando olham para as Marias. A verdade é que não existem gémeos verdadeiros ou falsos, existem gémeos Monozigóticos ou Dizigóticos.
Os Monozigóticos resultam da fecundação de 1 óvulo por 1 espermatozoide. O ovo, ou zigoto, resultante divide-se espontaneamente em 2 ou mais, origina 2 embriões geneticamente idênticos e originando assim os gémeos idênticos.
Quando a divisão ocorre em menos de 72 horas e tem duas placentas e dois sacos amnióticos são os chamados Bicoriónicos, Biamnióticos/Monozigóticos.
Quando a divisão ocorre entre 4 a 8 dias e tem apenas uma placenta e dois sacos amnióticos são os chamados Monocoriónicos, Biamnióticos/ Monozigóticos.
E quando ocorre com 13 dias ou mais dias são chamados Monocoriónicos, Monoamnióticos/ Monozigóticos.
Estes quase sempre são do mesmo sexo e tem muitas semelhanças entre os bebes. Quanto mais tarde for a divisão mais probabilidades de haver complicações na gravidez. Apenas 1/3 das gravidezes gemelares são monozigóticas.




Os Dizigóticos acontecem quando a mulher tem mais do que uma ovulação num mês e dois ou mais óvulos são fecundados por um mesmo número de espermatozoides. Os embriões são diferentes geneticamente entre si, podem ser parecidos e podem ser ou não de sexos diferentes. Cada gémeo vai ter uma placenta própria e um saco amniótico (Bicoriónicos, Biamnióticos).
Normalmente são gravidezes múltiplas por tratamentos de fertilidade, mas diz-se ainda que há probabilidade de ter gémeos dizigóticos quem tiver alguém na família com gémeos, sempre do lado feminino. Também aumenta a probabilidade se tiver mais de 35 anos pois a dupla ovulação é mais frequente.
A Débora é uma pessoa simples e humilde, mas com mil e um talentos! Enfermeira competente, entusiasta, carinhosa, incansável e carismática! Ama a viagem que é a vida, com tudo o que isso implica!
Sou gemea identicabe a minha mãe diz que somos falsas pois nascemos em sacos abióticos separados? Será verdade?