Stress na gravidez. Pode o seu stress afetar o seu bebé?

Stress na gravidez. Pode o seu stress afetar o seu bebé?

Stress na gravidez.

Pode o seu stress afetar o seu bebé?

A resposta é sim, pode. Sabemos que altos níveis de stress e excesso de ansiedade podem causar problemas de saúde, como pressão alta e doenças cardíacas, mas quando uma mulher está grávida, esse tipo de stress pode aumentar as probabilidades de ter um bebé prematuro ou um bebé com baixo peso ao nascer, e um risco maior de problemas de saúde. Não devemos esquecer que, durante a gravidez, mãe e bebé estão numa fusão de corpo, pensamentos, emoções e energia. Tudo o que a mãe vive também está sendo vivido pelo seu bebé. Essas são as percepções que o bebé retém a fim de preparar-se melhor para o mundo exterior.

Neste artigo, irá aprenderá o que é o stress e como ele pode afetá-la a si e ao seu bebé.

Stress na gravidez.

O que realmente é o stress?

A maioria das mulheres grávidas conhece os conselhos para comer saudavelmente, parar de fumar, evitar o álcool. No entanto, ouvimos muito poucos conselhos sobre stress durante a gravidez. O stress tem perigos específicos para o bem-estar físico e emocional da mãe e do bebé. Todos nós sofremos de stress de uma maneira ou de outra. O stress durante a gravidez é comum.  A gravidez em si pode incitar algum tipo de stress principalmente se não foi planejada. As várias mudanças na vida, inclusive no seu relacionamento, no seu trabalho e novas preocupações, são também geradores de stress.

O stress é a reação do seu corpo a um desafio ou demanda. Durante a gravidez pode ser vivenciado como pensamentos e emoções que fazem senti-la frustrada, irritada, nervosa ou ansiosa, com uma sensação geral de tensão física ou emocional. Portanto, acredite ou não, quando está sob stress, é porque está percepcionando algo como uma situação de risco de vida. Isto causa uma reação no seu cérebro e no seu corpo. Num curto período de tempo, o stress pode ser positivo, porque é biológico e natural quando ajuda a evitar o perigo ou uma situação difícil. Mas quando o stress dura muito tempo, pode prejudicar a sua saúde e influenciar o desenvolvimento do seu bebé.

De onde vem a reação ao stress?

Vem de milhões e milhões de anos de evolução. Sim, nós evoluímos, mas ainda temos o nosso cérebro reptiliano, a parte evolutiva mais antiga do cérebro, que possui a glândula amígdala, que é essencial para decodificar emoções e, em particular, estímulos que ameaçam o nosso organismo. Quando a glândula amígdala é activada, há uma cascata de reações que acontecem no nosso cérebro e corpo, e essas reações são chamadas de resposta ao stress ou também de resposta de luta ou fuga.

Mãe de 3 filhos, educadora prénatal e professora de yoga à mais de 15 anos, autora do livro – Yoga e Maternidade – e a residir presentemente na Noruega.

É sua missão apoiar a mulher grávida a sentir-se mais calma, confiante e ligada ao seu bebé, mesmo na sua vida activa, para que  possa realmente desfrutar da sua gravidez com mais alegria e felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.