Yoga durante a gestação. Benefícios e orientações para a grávida

Yoga durante a gestação. Benefícios e orientações para a grávida

Yoga durante a gestação. Benefícios e orientações para a grávida

— O bebé praticante do yoga dentro da barriga da mãe, é mais capaz de se desenvolver harmoniosamente, usufruindo do reforço do equilíbrio, serenidade, energia, pensamento e emoções positivas da mãe — in Yoga e Maternidade by Susana Lopes

 O yoga é uma das práticas disponíveis mais antigas e eficazes para melhorar a saúde, consciência e conexão do ser humano. Durante a gestação as posições do yoga, técnicas respiratórias, o relaxamento, meditação e outras técnicas, são totalmente adaptadas tendo em vista a mãe, as diferentes fases da sua gravidez, e o desenvolvimento o seu bebé para uma óptima gravidez e parto. A prática do yoga não esquece que a mãe humana é também uma manifestação da Mãe Universal, da Natureza. O yoga na gravidez vai ajudar a mulher a reencontrar-se com os processos vitais do planeta, que regulam, protegem e sustentam a vida dentro de si.

Yoga durante a gestação.

Quando a mulher está grávida as suas experiências tornam-se informação. O bebé organiza esta informação tendo em vista o seu próprio desenvolvimento físico e psíquico, e a sua preparação para o mundo exterior. Toda essa informação fica registada em cada uma das células do bebé. Assim o útero torna-se a primeira escola do bebé, e a mãe a inspiradora da vida dentro de si.

Entendemos hoje que a responsabilidade de uma mãe vai muito para além do vínculo físico (o que deve comer, beber, não fumar, etc.) e estende-se para a qualidade do que sua mente experiência, os seus pensamentos, emoções, e a sua própria visão do mundo exterior. Mães que vivenciam sentimentos de ansiedade, stress, frustração e depressão durante a gravidez têm uma maior tendência para a falta de conexão e vínculo com o seu bebé, influenciando a vida intrauterina, o desenvolvimento do bebé, e até mesmo o trabalho de parto e pós-parto.

É por isso que é tão importante que a mãe aprenda os meios e ferramentas pessoais para harmonizar os seus sentimentos e pensamentos, para o melhor começo de vida de seu bebé. 

Benefícios da prática do yoga durante a gestação

A prática do yoga durante a gravidez:

. Ajuda a ultrapassar de uma forma mais tranquila as alterações físicas, energéticas, hormonais e emocionais que a mulher sofre durante a gravidez

. Potencia a elasticidade e força muscular da futura mãe, agora que terá de carregar mais peso com o seu bebé em constante crescimento

. Serve de antídoto ao stress, tristeza e irritação. Acalma o sistema nervoso intimamente ligado à sobrevivência do seu bebé através da meditação, mentalização positiva, exercícios respiratórios e de relaxamento. Isto provoca um retorno à calma e tranquilidade durante e após a prática do yoga

. Atua sobre os órgãos, tecidos e glândulas, aparelho circulatório sanguíneo, linfático e imunológico. Tonifica-os e optimiza as suas funções. Durante a gravidez a mulher possui mais sangue para purificar, e estes aparelhos estão a ser pressionados pela falta de espaço e actividade extra

. Ajuda a futura mãe a viver a sua gravidez com mais felicidade e confiança, aumentando a sua sensibilidade e diálogo interno com o seu bebé

. Ajuda na recuperação emocional e física pós-parto e continuação da ligação com o seu bebé

Muito embora a prática do yoga não possa garantir um parto natural e rápido, pode ajudar a passar por eventuais desafios que se coloquem na altura do parto e pós-parto.

No final de cada aula de yoga para grávidas a futura mãe deve sentir-se:

  • revigorada
  • relaxada
  • mais conectada consigo própria, com o seu corpo e o seu bebé
  • e com uma sensação geral de bem-estar. 

Orientações para a prática do yoga durante a gravidez

Se esta é a primeira vez que inicia a sua prática, lembre-se que está numa fase muito especial da sua vida e particularmente transformadora por isso redobre os seus cuidados, oiça o seu próprio corpo e o seu bebé,e não ignore qualquer sensação de desconforto ou tensão. Cada expiração de alívio deve ser observada comoum sinal do seu organismo, mesmo se já estiver habituada praticar yoga.

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