Para transformarmos as nossas crianças em crianças empreendedoras, necessitamos de equipá-las com um conjunto de ferramentas, e essas ferramentas são todas as competências que já falámos até agora: Responsabilidade e Trabalho em Equipa, Saber Ouvir, Autoconfiança, Apresentação…e hoje vamos nos focar em Identificar Oportunidades.
Identificar oportunidades, não é mais do que ter a capacidade de transformar problemas em soluções.
Esta competência permite que as crianças desenvolvam uma atitude proativa, por oposição a uma atitude reativa ou até mesmo passiva, em relação ao que se passa à sua volta.
Muitas vezes conseguimos identificar um problema à primeira vista, mas não temos a atitude proativa de procurar rapidamente soluções, e por esta razão o problema permanece.
Quantos de nós já esteve nesta situação? Facilmente identificamos o problema, mas temos dificuldade em procurar soluções e de colocá-las em prática. De certeza, que muitos nós já lidamos com esta situação!
Agora pense: “Se eu, que sou adulto, nem sempre consigo procurar soluções para resolver o meu problema…como é que as crianças conseguem?”
A resposta é: não conseguem!
É por isso importante estimular na criança esta atitude de buscar soluções. Claro que a solução sozinha não resolve o problema. A solução é uma ideia, uma hipótese. Mas já é meio caminho andado para que consigamos ultrapassar a dificuldade que nos apareceu pela frente
Esta competência é muito poderosa, pois permite que nada nos impeça de alcançar o nosso objectivo, pois para cada problema encontramos rapidamente um conjunto de soluções.
Mas… nem todos os problemas têm solução, e é um hábito que demora tempo a adquirir!
Nós concordamos. E a boa notícia é que começamos a trabalhar esta competência muito cedo com a criança, por isso temos tempo para a trabalhar e sedimentar. A excelente notícia é que para começar a trabalhar esta competência não é preciso muitos materiais, nem brincadeiras complexas.
Como?
Basta um estímulo diário, aquando uma conversa durante o jantar, ou numa pausa da aula. Crie histórias para a qual a criança terá de arranjar soluções criativas, podem usar exemplos reais ou imaginários, o importante é que a criança se sinta estimulada para a procura de soluções. Quanto maior for o seu entusiasmo para as soluções encontradas, mais confiante a criança se sentirá para abraçar e adoptar esta ferramenta. Depois, com o tempo, podemos ir aumentando a fasquia do estímulo até que esta ferramenta já esteja intrinsecamente ligada aos comportamentos da criança.
É esta a magia de transformar problemas em soluções, desenvolver na criança a capacidade de estar atenta ao meio que a rodeia e agir com criatividade sobre o mesmo.
Para empreender eu transformo problemas em soluções!
imagem capa@viajarcontuhijo