Janelas virtuais para a escola

Atualmente, a distância que existe entre a escola e a família é uma questão difícil de explicar. Na maioria dos dias, entre o momento que toca para entrar e a última aula da tarde, não há comunicação. É fácil de concluir como nesta relação silenciosa perdem os dois elementos: ficam os pais privados de assistir, mesmo que à distância, a tudo o que de extraordinário acontece na escola com os filhos, e a escola negada de mostrar à sua comunidade e ao mundo, o valor do trabalho que desempenha.

Por vezes, o trabalho da escola dos filhos ocupa o tempo que é dos pais em casa, porque tem que ser, e o trabalho dos pais ocupa o tempo em casa que é dos filhos, porque também tem que ser. É tudo muito importante.

Entre a casa, a escola e o trabalho, o tempo vai-se extinguindo e dá por si a lidar com o sentimento de que não tem estado por perto tanto quanto desejaria. E de repente, tudo o que parecia realmente importante no dia-a-dia, torna-se secundário se comparado com o que pode deixar de estar a viver com os mais novos.

Os pais não conseguem multiplicar-se mais entre a gestão da vida familiar e profissional. Participar e intervir ativamente no percurso escolar dos filhos parece ser uma realidade imaginável apenas para alguns privilegiados aos quais o tempo sobra, incompreensivelmente.

Depois os miúdos passam por aquela fase em que tudo o que querem é afastar-nos, e a sensação de alienação cresce. Deixa-o à porta da escola e fica a observar os seus movimentos. Para onde ele se dirige, com quem começa a falar. O tempo em que conhecia bem os amigos do seu filho e os pais deles, ficou parado na sala de jardim-de-infância. Se ao menos pudesse entrar para olhá-lo da janela, só por um momento…mas perder-se-ia no edifício. Costuma reunir com a diretora de turma duas vezes no ano, sempre no mesmo espaço, e mesmo esse tem dificuldade em encontrar.

Tantas engenhocas nos dias de hoje, e ainda ninguém se lembrou de inventar alguma coisa virtual para encurtar a distância entre aquela sala de aula e o seu trabalho à secretária. Umas janelas virtuais para a escola.

Toda a gente passa por isso, mas não tem de ser sempre assim.

Vai ver que alguém já se lembrou dessa engenhoca, você é que ainda não inventou tempo para a descobrir.

imagem@tumblr

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.