Jogos didáticos que contribuem para a leitura e para a escrita
Se há uma coisa boa que o confinamento nos trouxe, foi tempo. Tempo para estarmos juntos, para rirmos e nos cansarmos uns dos outros. Neste tempo criam-se também as condições ideais para, de forma lúdica e tranquila, se poder brincar e treinar competências dos mais novos, que podem precisar de alguma otimização.
Ficam 15 jogos didáticos organizados por competências para aprenderem enquanto brincam.
Discriminação auditiva – Estimular e desenvolver a capacidade de identificar e manipular sons
1. Eu Ouço
- Fale com o seu filho sobre os diferentes sons que se ouvem em casa ou na rua.
- Ajude o seu filho a pensar em alguns sons e converse sobre eles. Incentive o seu filho a escutar sons diferentes para isso, peça ao seu filho para ouvir: os pássaros e insetos; carros e aviões; animais; o vento; a água.
- Converse com a criança sobre como estas coisas soam.
- Alternando entre o adulto e a criança, cada um deve escutar aquilo que ouve e dizer o que é (ex: ouço um cão ladrar ao longe; ouço o motor de um carro a arrancar; ouço uma torneira a pingar). Para a realização desta atividade sugere-se estar perto de uma janela.
2. Advinha como fiz isto
- Cada um dos elementos deve procurar no espaço em volta instrumentos/ objetos (talheres, panelas, apito, cornetas, sacos com berlindes, lápis de giz e uma ardósia, etc) que façam diferentes barulho, e ter vendas à disposição (ou lenço que permita cobrir os olhos na totalidade).
- Depois de reunido este material, um dos jogadores, deve fazer uma ação promotora de algum ruído, o qual deve ser identificado pelo jogador com os olhos vendados.
- O jogador que adivinhar, passa a fazer o ruído na jogada seguinte.
3. Qual o “bocadinho” igual
- O adulto deve dizer duas palavras e a criança deve identificar a parte da palavra que é comum
Exemplo:
CAsa/ CAto (CA);
bOTA/ mOTA (OTA);
Fato/ Figo (“fe”).
Rima – Desenvolver a capacidade de identificar e elaborar rimas
1.Lengalengas
- Construa, em conjunto com o seu filho, lengalengas com nomes de familiares ou amigos.
Exemplo:
O João Frazão foi andar de avião;
Desta vez o Tomás já foi capaz de comprar um ananás;
O Zé tem dores no pé;
A Inês joga xadrez.
2. Recortes de Revistas
- Recorte de jornais ou revistas imagens de palavras que rimem e outras que não rimem. Espalhe as imagens pela mesa ou pelo chão. Explique e demonstre ao seu filho que palavras que rimam terminam com o mesmo som.
Exemplo
caDEIRA/ foguEIRA; pATO/ gATO.
- Deixe o seu filho escolher uma imagem. Procure uma imagem que rime e outra que não rime com a imagem escolhida e peça ao seu filho para dizer qual a que rima com a imagem. Digam as palavras juntos, de modo a destacar a parte da palavra que rima.
- Faça o mesmo com os restantes pares de rimas. Espalhe mais imagens e peça ao seu filho para encontrar os pares de rimam.
3. Quem rima agora
- Durante a refeição, o banho, ou noutro momento de menor atividade, o adulto, para começar, diz uma palavra e, os restantes elementos, um de cada vez, devem dizer uma palavra que rime com essa.
Exemplo
Porta: horta, torta, corta, morta
Quem não tiver mais ideias, passa a vez e não joga mais até que fique apenas um vencedor.
O vencedor escolherá a nova palavra para que todos rimem novamente.
Silabas – Desenvolver a capacidade de identificar, contar e manipular sílabas
1. Quem diz uma palavra que…
- Durante a refeição, o banho, ou noutro momento de menor atividade, o adulto, para começar, diz uma sílaba, com a qual se devem iniciar palavras. Os restantes elementos lançam o dado, e o número que calhar indica o nº de sílabas que a palavra a dizer deve ter
Exemplo
Pé: (1) – pé;
(2) – pede;
(3) pétala,
(4) pessimista…
2. Contar as sílabas
- Disponha numa mesa um conjunto de objetos (rebuçados, moedas, caricas, lápis, entre outros à escolha).
- O adulto diz uma palavra e a criança terá de dividi-la em sílabas e recolher da mesa o número de objetos correspondentes ao número de sílabas dessa palavra.
- À medida que vai jogando com o seu filho, poderá ir aumentando o grau de dificuldade das palavras, dizendo palavras maiores, por exemplo “hipopótamo”.
- Esta atividade pode também ser realizada sem recorrer aos objetos, apenas à contagem pelos dedos ou com o batimento de palmas;
3. Como fica a palavra se…
- Peça à criança para dizer como é que as palavras ficam se acrescentarmos, tirarmos ou trocarmos uma das suas sílabas
Exemplo
Na palavra “chave”, se tirarmos a sílaba final “ve” fica? (chá);
na palavra “irmão”, se tirarmos a sílaba inicial “ir” fica? (mão);
na palavra “lado”, se acrescentarmos a sílaba inicial “ge” fica? (gelado);
na palavra “caderno”, se tirarmos a sílaba “der” no meio da palavra fica? (cano);
na palavra “gato” se trocarmos “ga” por “mi” o que fica? (mito).
Fonemas – Estimular e desenvolver a capacidade de identificar, contar e manipular fonemas
1.Quem diz uma palavra que
- Durante a refeição, o banho, ou noutro momento de menor atividade o adulto, para começar, diz um fonema (som de letra ou de letras que juntas façam apenas um som) inicial, final ou do meio.
- Os restantes elementos lançam o dado, e o número que calhar indica o nº de sons que a palavra deve ter
Exemplo
f/ inicial: (2) – fé; (3) – fio; (4) foca; (5) fitas; (6) frágil;
ch/ final: (2) ás; (3) mês; (4) raiz; (5) nariz; (6) perdiz;
r/ meio – (3) aro; (4) vera; (5) carta; (6) braços)
2. Junta e descobre
- Para a realização desta atividade sugere-se que utilize um livro, poema ou rimas para crianças.
- Diga ao seu filho: “Vou contar-te uma história, mas algumas palavras vão estar em (código). Terás de descobrir quais as palavras que eu disse.
- Vamos escolher uma palavra para treinarmos “C-o-l-a” (aqui deve dizer o som de cada letra e não o seu nome – que/ + /ó/ + /le/ + /a/). Qual foi palavra que eu disse?”.
- De seguida, leia ou conte ao seu filho a história, rima ou poema, dividindo algumas das palavras nos seus sons, pedindo ao seu filho que este a reconstrua.
Exemplo
“Um dia a Catarina foi à “l-o-j-a”. Ela disse que ia comprar “l-ei-t-e” para a sua irmã”.
3. Como fica a palavra se…
- Peça à criança para dizer como é que as palavras ficam se retirarmos, acrescentarmos, ou trocarmos a ordem de fonemas numa palavra
Exemplo
Na palavra “gema”, se tirarmos o som “j”, no inicio da palavra fica? (Ema);
na palavra “pai”, se tirarmos o som “i”, no fim da palavra fica? (pá);
na palavra “Clara”, se tirarmos o som “l”, no meio da palavra fica? (cara);
na palavra “amo”, se acrescentarmos o som “rr”, no inicio da palavra fica? (ramo);
na palavra “má”, se acrescentarmos o som “r”, no fim da palavra fica? (mar);
na palavra “mata”, se acrescentarmos o som “r”, no meio da palavra fica? (Marta);
na palavra “gola”, se substituirmos o som “gue” por “b”, no inicio da palavra fica? (bola);
na palavra “carteiro”, se substituirmos o som “u” por “a” no fim da palavra fica? (carteira);
na palavra “camelo”, se substituirmos o som “m” por “b”, no meio da palavra fica? (cabelo)).
Vocabulário – Aumentar a amplitude de vocábulos e o seu manuseamento
1.Dicionário humano
- Neste jogo didático pede-se à criança para funcionar como um dicionário.
- Escolhe-se um determinado termo e pede-se à criança para o definir como se ela fosse um dicionário.
- Para tornar a atividade mais lúdica, a criança escolhe o próximo termo e pede aos pais ou aos outros jogadores para ser ele a defini-lo. Assim, podem ser sublinhadas as formas mais adequadas de como definir vocábulos.
Exemplo (Partindo das ideias mais gerais para ideias mais específicas).
- O jogo pode ser jogado com um dicionário, comparando-se a definição dada pelos jogadores com a definição escrita no dicionário. O grau de dificuldade do jogo pode ser aumentado, utilizando palavras mais abstractas e complexas.
2. Combóio de palavras
- O adulto deve começar o jogo dizendo uma palavra, por sua vez, a criança deve completar a frase “essa palavra faz-me lembrar…”, seguindo-se outro elemento ou, no caso de serem apenas dois jogadores, novamente o primeiro jogador.
- De palavra em palavra, em associação livre, vão continuando até que o adulto inverte o sentido e diz “a penúltima palavra fez-me lembrar a última porque…, passando depois a jogada à criança
Exemplo 1ª fase:
água – praia – férias – aulas – professores – adultos – profissões – arquiteto – casa – chaminé – pai natal – prenda – aniversário – bolo – gulodice;
Exemplo 2ª fase
Gulodice veio de bolo porque os gulosos gostam de bolo, bolo veio de aniversário porque nos aniversários há o bolo de anos, aniversário veio de prenda porque dão-se prendas nos aniversários, prenda veio de pai-natal porque o pai natal tem sempre um saco cheio de prendas… Para facilitar os jogadores podem registar a sequência de palavras que se foi construindo, facilitando depois o retrocesso.
3. Sinónimos e antónimos
- Construa com o seu filho um conjunto de cartões com adjetivos bastante diversificado.
- Faça um monte com esses adjetivos e coloque três cartões virados para baixo (de igual tamanho e cor) de forma a que não se possam distinguir virados para baixo, com as palavras “sinónimo”, “antónimo” e “definição”.
- O seu filho terá de tirar um vocábulo à sorte, bem como uma das três palavras e, consoante aquilo que lhe calhar, terá de dizer uma palavra sinónima, antónima ou realizar a sua definição.
- De seguida, e de forma a modelar aquilo que pretende desenvolver na criança, faça o mesmo, tirando um vocábulo e uma das três palavras, cumprindo a exigência ditada pelos cartões que lhe calharam.
Somos uma equipa multidisciplinar de especialistas em dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia), dificuldades de atenção, hiperatividade e outros desafios do desenvolvimento.