Memória e atenção – Jogos para desenvolver estas competências
Agora que já publicamos os Jogos que contribuem para a leitura e para a escrita, vamos então desenvolver as competências cognitivas memória e atenção, enquanto brincamos com os miúdos.
Desenvolver capacidades mnésicas e atencionais com base em estímulos visuais e auditivos
-
Jogos da memória
- Corte pequenos quadrados de cartão grosso, todos do mesmo tamanho e espessura.
- Construa com o seu filho um jogo da memória da família, através de desenhos ou palavras que fazem parte da vossa vida familiar. Lembre-se que os cartões devem existir aos pares.
- Depois de ter todos os cartões prontos, disponha-os com a imagem virada para baixo, organizados e alinhados.
- Inicie o jogo, virando para cima apenas dois dos cartões, de forma a fazer um par de cartões iguais.
- Caso falhe o emparelhamento, passe a jogada ao próximo. Quem fizer um par, fica com o par de cartões encontrado e pode voltar a tentar. Ganha quem ficar com um maior número de cartões emparelhados.
2. Vê se te recordas
- Reúna um conjunto de elementos/ objetos variados que tenha à disposição (caso não tenha elementos/ objetos suficientes à disposição, pode recorrer a imagens recortadas de revistas).
- De seguida, escolha dois deles e mostre-os ao seu filho, nomeando-os, deixando que a criança os observe por alguns segundos (dois segundos por objeto).
- Passado o momento de observação, retire os dois objetos apresentados, de forma a que o seu filho não os possa ver, e peça-lhe para dizer o que lá estava.
- Depois disso, faça o mesmo mas com mais um objeto, fazendo nova nomeação enquanto mostra os objetos, e retirando-os novamente.
- Mantenha este procedimento, até ao número máximo de objetos que o seu filho consiga reter.
- Contabilizem e comparem os resultados alcançados ao longo das várias jogadas. Permita que, depois de uma série em que o seu filho foi posto à prova. também o adulto o seja.
3. Descobre o que desapareceu
- Reúna um conjunto de objetos ou imagens.
- Comece por apresentar quatro dos mesmos ao seu filho e, depois de um período de observação (dois segundos por objeto), e sem que o seu filho veja, retire um dos objetos.
- De seguida, peça-lhe para identificar o que desapareceu.
- Aumente progressivamente o grau de dificuldade, aumentando o número de objetos apresentados, assim como o número de objetos retirados.
- Permita que, depois de uma série em que o seu filho foi posto à prova, também o adulto o seja.
O Centro SEI é um espaço dedicado ao desenvolvimento e à aprendizagem em todas as etapas da vida humana.
Somos uma equipa multidisciplinar de especialistas em dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia), dificuldades de atenção, hiperatividade e outros desafios do desenvolvimento.