Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

Mais uma vez deixamos sugestões de actividades divertidas para fazer em casa no confinamento com os filhos. Porque o lema agora é #fiqueemcasa, queremos contribuir para que este confinamento com os filhos seja mais divertido e que consigamos aproveitar o tempo em família.

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

1.Vamos ensinar os 3 Rs aos miúdos? Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Se os seus filhos já andam na escola, por certo já saberão alguma coisa sobre o assunto. Nesta fase de confinamento é natural que as família gerem mais resíduos em casa do que o habitual.  Por isso esta é a altura ideal para habituarmos as nossas crianças a reduzir, reutilizar e reciclar. Podemos criar um ecoponto caseiro aproveitando caixas e caixotes que tenhamos em casa e que já não sejam precisos. Pintamos cada um com uma cor: verde, azul ou amarelo, para posteriormente separar o lixo. Com isto, fizemos uma atividade divertida, reutilizamos materiais que seriam lixo em casa e tornamos em algo útil, e estamos a reduzir a nossa pegada ecológica.

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

 

2.Todos a dançar

Vamos parar uma hora, meter o Dance Monkey ou outra música que os miúdos gostam a tocar e todos a dançar sem pudores. É uma ótima forma de relaxar, descontrair, e criar vínculos e memórias felizes com os miúdos!

3. Uma cápsula do tempo Covid-19 muito especial

Esta é uma cápsula do tempo em formato caderno. É um projeto criado pela Natalie Long of LONG Creations para a sua própria filha. Nathalie achou que podia ser algo que todas as crianças gostariam de participar, e por isso disponibiliza gratuitamente on-line.

Para se tornar uma cápsula mais completa, Nathalie criou ainda uma série de páginas dedicadas às datas especiais. Descarregue aqui.

4. Vamos fazer bonecos sensoriais?

Estes bonecos sensoriais são ótimos para desenvolver os sentidos das crianças. Para os mais velhas, funcionam muito bem como antistress. Saiba aqui como fazer.

Bonecos sensoriais para apertar e brincar

 

5.  Crie um diário gráfico de quarentena

Se tiver vários filhos, cada um poderá fazer o seu, ou poderão fazer um em conjunto. Arranje um caderno e façam todos os dias um desenho no diário gráfico. Se for um diário conjunto, terão de assinar todos os seus desenhos para saberem posteriormente quem desenhou o quê. Se for individual, o desafio é fazer pelo menos um desenho por dia. Pode ser de algo que viram na televisão, de um objeto ou pessoa, ou até abstrato! Boas criações!

6. Vamos construir um Tambor

Todas as crianças adoram tocar e fazer barulho, fingem que quase tudo o que faz barulho é um tambor. Baseado nisso, vamos construir um tambor? Segue os passos aqui!

7.  Organização e solidariedade num só

Vamos estimular e ajudar as crianças a organizarem as suas gavetas/prateleiras de jogos e os materiais escolares por Kits. Aproveitamos para separar o que tiverem para doar. Assim associa-se a organização à solidariedade!

8. Pinturas com plástico bolha

Achei esta ideia genial. Em primeiro lugar convém colocar uma toalha de plástico no chão porque já sabemos que estas actividades sujam sempre um bocado. Forram-se os pés dos mais pequenos com plástico bolha, como se tivessem umas meias calçadas. Depois coloque cartolinas ou folhas por cima da toalha de plástico – Estas serão as telas. Depois, forre os pés da criança com plástico bolha, como se tivesse umas meias calçadas. De seguida, é só molhar os pés na palete de cores e pintar.

Os miúdos adoram porque estalam bolhas com os pés enquanto pintam.

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

 

9. Brincar aos arquitectos

Comece a ensinar aos seus filhos noções básicas de projeções verticais e horizontais. Experimente começar por fazerem a planta do quarto deles, com as camas e cómodas marcadas. Depois dos outros quartos, sala, casa de banho e cozinha. Usem sempre a mesma escala, por exemplo, numa folha de quadrados cada passo na realidade corresponde a 3 quadradinhos no papel. no fim recortem cada divisão e tentem montar na disposição correta numa cartolina. Desenhem as circulações por fim, e vejam o resultado!

10. Experiência: As letras que flutuam

Sabias que as letras dos m&m’s podem separar-se do doce e flutuar na água? Faz esta experiência e aprende como e porquê! É incrível. Instruções aqui!

11. Criem um jogo de detetives

Vamos criar uma espécie de Cluedo humano. Haverá um assassino e vários detetives!

Como Jogar?

  1. Define-se quais os locais da casa que jogam (sala, quarto 1, quarto 2 , hall e cozinha) e quais as possíveis armas do crime sem especificar (candeeiro, cadeira, banco, livro, etc)
  2. Tiram-se cartas à sorte para determinar quem será o assassino.
  3. Todos os participantes deverão colocar a sua impressão digital numa folha A4, com o seu nome de Assassino (cada um escolhe o seu). Podem usar tinta de carimbo ou lápis de carvão raspado numa folha para retirar as ID.
  4. Começa o jogo.
  5. Todos os participantes deverão começar à procura de pistas pela casa.
  6. O assassino irá fingir estar à procura de provas, mas na realidade estará a colocar provas: terá de deixar a sua ID na divisão onde se dará o crime, e também na arma do crime. Deve ainda deixar uma peça da vítima junto à arma do crime.
  7. Quem descobrir primeiro quem é a vítima, o local do crime, a arma e o assassino, ganha!

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

12. Fazer a árvore genealógica

Esta uma actividade que irá envolver toda a família. Podem fazer numa cartolina, com fotografias impressas e coladas, e como os nomes e datas escritas à mão, ou podem fazer on-line. Hoje em dia existem vários sites que permitem fazer a sua árvore genealógica de forma gratuita. Alguns deste sites/apps já contêm milhões de registos familiares… quem sabe, descobre alguns ramos que desconhecia na sua árvore!

13. Vamos criar brinquedos

A ideia é simples e basta termos um berlinde para depois jogarmos. Cria-se uma espécie de percurso com os rolos de papel. No fim, faz-se deslizar o berlinda para ver se consegue correr o percurso completo! Esta actividade entretém durante bastante tempo pois tem de se preparar o material em questão, planear o brinquedo em conjunto, cortar e montar, pintar ou decorar a gosto, e por fim então brincar.

14.Vamos aprender a jogar xadrez?

O xadrez é uma ótima ferramenta para as crianças. Sendo um jogo de estratégia é muito matemático e ajuda a desenvolver a concentração e a lógica. Se sabe jogar, poderá ensinar os seus filhos. Se não sabe, porque não aprendem on-line e depois jogam no tabuleiro um contra o outro?

15. Fazer uma videochamada com os amigos

Nesta altura os miúdos já estão com muitas saudades dos amigos, embora possam não dar muitos sinais disso, pois não se apercebem da mesma forma que os adultos. Combine com duas ou três mães e permitam uma hora de brincadeira em videochamada. Neste momento é muito importante estimular o contacto social. Talvez seja tão importante como realizar uma ficha de trabalho, ou ler um livro.

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

16. Minhocas com meias sem par

Vamos ao saco das meias perdidas e de certeza que há algumas que já lá estão há uns anos. Ora, vamos aproveitar essas meias e fazer umas minhocas divertidas. Basta encher uma ponta da meia com enchimento de almofadas, e colocar um mini elástico chinês. Fazer 3 ou quatro segmentos de acordo com o tamanho da meia. No fim, atar e decorar com olhinhos!

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

17. Meditação e mindfullness para crianças e pais

Confinar não é só não poder sair de casa. É ter de gerir toda uma dinâmica familiar num espaço reduzido, e coordenar com escola on-line, teletrabalho e tarefas domésticas.  Saber parar e respirar é extremamente útil para e prático para realizar estas tarefas num clima de maior tranquilidade e num ambiente mais confortável e relaxado. O confinamento com os filhos pede que exploremos estas técnicas.

Experimente as técnicas de meditação e de mindfullness com as crianças e verá que serão muito úteis nesta altura.

18.Cobras com pratos descartáveis

Vamos experimentar fazer cobras com pratos descartáveis? Podemos usar pratos de vários tamanhos, colorir e fazer um ninho com várias cobras de cores diferentes.

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

19. Batalha Nerf

Esta é uma das favoritas cá em casa. Mas os meus filhos adoram nerfs e pedem sempre nos anos. E eles são quatro por isso…. temos algumas pistolas. Façam trincheiras com almofadas ou atrás dos sofás, usem as viseiras por causa dos olhos e siga para a guerra!!!

20. Construir uma casinha com caixas de cartão

Pode ser uma casinha, um forte ou um castelo! Haverá algo melhor para o confinamento com os filhos? Depois de contruída eles podem “desconfinar” dos pais na sua casinha! Se tem caixas de cartão grandes em casa, vamos reutiliza-las e criar construções para os nossos filhos. Eles aprendem enquanto constroem, e depois vão adorar brincar lá dentro. Lembram-se que a casinha (ou castelo) pode ser decorado por dentro e por fora. Pode até colocar bandeirolas por fora e luzes Led para ficas mais completo!

Mais actividades para fazer em casa no confinamento com os filhos

 

Revista digital destinada a pais e educadores de crianças incríveis! 😀
Digital Magazine , Up To KIds

Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais.  Acreditamos em Pais reais, com filhos reais. 

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.